Copy

Que bom ter você junto com a gente!

A newsletter da Think Eva é mensal e chegará na sua caixa de entrada todo dia 15  (exceto em fins de semana e feriados).

Nela, você encontrará 3 seções: 

1) Indicamos:  Uma curadoria de referências sobre equidade e inclusão nas empresas. Com links que se encaixam na correria do dia a dia, mas também podem te acompanhar ao longo de semanas. 

 

2) Think Eva por aí: Uma retrospectiva dos eventos, entrevistas, matérias e convites que recebemos no último mês.

 

3) Você viu? Um compilado do que andamos postando nas redes sociais, para ninguém ficar refém do algoritmo.


Esta edição é toda voltada ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro no Brasil.A data foi criada para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, bem como nos engajarmos na luta contra o capacitismo. Nossa equipe selecionou referências para te ajudar a pensar sobre o assunto. Este ano Maíra Liguori, cofundadora e diretora da Think Eva, tornou-se membro no conselho do Instituto Cáue, fundado por Mariana Rosa, que trabalha por um Brasil anticapacitista e com justiça social. Para saber mais, clique nos links e, se puder, faça uma doação.

Boa leitura! 


PARA QUANDO VOCÊ TIVER SÓ CINCO MINUTOS 

  • Quase ¼ da população brasileira (22%) possui algum tipo de deficiência. Para tornar a internet (e a sociedade como um todo) mais inclusiva,  Izabelle Marques produzia conteúdos sobre pessoas com deficiência nas redes sociais. Ativista do pensamento inclusivo e consultora de negócios de moda, Belly Palma, como era conhecida, tornou-se referência no assunto e foi parte da lista 30 Under 30, da Forbes, em 2020. Infelizmente, no último dia 30/08, perdemos o talento e carisma de Belly. Deixamos aqui a nossa homenagem a ela e seu legado, que nunca será esquecido.
  • Mulheres surdas vítimas de violência conquistam direito à intérprete de Libras no RJ. O que deveria ser o básico, ainda não faz parte da rotina da maioria das repartições públicas. De autoria da deputada Dani Monteiro e do deputado Waldeck Carneiro, a lei recém aprovada é fundamental para a comunicação e acesso ao acolhimento adequado dessas mulheres nas delegacias.
  • O que é essa tal coroa de cartolina? Foi a pergunta que algumas pessoas cegas fizeram após o primeiro comercial com audiodescrição no principal canal de áudio na TV aberta, feito pelo Burger King. O recurso que traduz em áudio o que está aparecendo na tela geralmente precisa ser ativado, mas neste caso foi transmitido em todas as televisões. E foi assim que as pessoas cegas entraram em contato pela primeira vez com um dos símbolos mais populares da marca. Para saber mais, escute também o podcast sobre os bastidores.

PARA QUANDO TIVER UM TEMPO A MAIS

  • Consegue imaginar como é se sentir obrigada a ser todos os dias um exemplo de superação? Rosana Bastos, única multiplicadora com deficiência do Programa Ela Pode, do Instituto Rede Mulheres Empreendedoras (IRME), e ex- integrante da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, fala sobre o capacitismo e o peso que traz às pessoas com deficiência no TEDxBeloHorizonte. Para aprender e se emocionar, assista o vídeo no Youtube.
  • De acordo com a Lei 8.213/91, é obrigatório que empresas com mais de 100 funcionários destinem de 2% a 5% das suas vagas para as PcD. Mas a contratação sem a inclusão, não adianta. É fundamental pensar em políticas para garantir a permanência desses trabalhadores. O Centro de Tecnologia e
    Inovação
    da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo criou uma Cartilha sobre inclusão no mercado de trabalho. Para ler na íntegra,
    clique aqui.
  • A inovação começa na mudança de mentalidade. No SonderyCast, podcast da consultoria de acessibilidade Sondery, Ana Clara Schneider e Rafael Duarte discutem a importância de enxergar a acessibilidade como um investimento que pode trazer retornos sociais, financeiros e de imagem para as organizações e trazem argumentos para vender projetos mais inclusivos. Para ouvir ou ler o episódio na íntegra, acesse o site.

PARA SE INSPIRAR AO LONGO DO MÊS

  • Este acampamento mudou o mundo e ninguém conhece essa história. A frase é de Jim LeBrecht, sobre o acampamento Jened, fundado em 1951. Junto a Nicole Newnham, ele dirigiu o documentário Crip Camp: Revolução pela Inclusão que conta como este acampamento foi fundamental para a discussão dos direitos de pessoas com deficiência nos EUA. O filme conta com a participação de Judy Heumann e produção executiva assinada pelo ex-presidente Barack Obama e Michelle Obama. Está disponível na Netflix.
  • A série Uma Advogada Extraordinária conta a história de Woo Young Woo (Park Eun-bin) jovem com transtorno do espectro autista, formada em Direito com honras na prestigiosa Universidade Nacional de Seul, que é contratada por um grande escritório de advocacia e lida com os desafios da área enquanto PcD. Com uma história envolvente, divertida e muito didática sobre autismo, a série coreana está há semanas no Top 10 mundial da Netflix.
  • Desde 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/15), a rejeição de matrículas de pessoas com deficiência em escolas regulares é crime. No programa Conversa com Bial, , o jornalista Pedro Bial recebeu a pedagoga com transtorno do espectro autista Caroline Souza, e os ativistas da pauta Mariana Rosa e Rodrigo Mendes para discutir o tema e os desafios das escolas para garantir a educação inclusiva como direito fundamental a todas as pessoas. Disponível na Globoplay.
  • Conquistamos o Leão de Bronze no Festival de Criatividade de Cannes na categoria Creative B2B. O Ads For Equality, é um projeto que visa aumentar a inclusão, diversidade e representatividade na comunicação de marcas, foi co-criado pela Meta, Remix e MOOC, e contou com a consultoria da Think Eva. 
  • Estivemos no YOUPIX Summit 2022, o maior evento de influência da América Latina. Nossa diretora Maíra Liguori foi mediadora do painel Creators e causas, como dar esse match? que teve a participação de Raull Santiago (CEO da Brecha e fundador da PerifaConnection e da Creators Academy Brasil), Ana Freitas (co-fundadora e diretora da Quid) e Mituo (Diretor Criativo do Quebrando o Tabu).
  • Participamos do Fórum de Investimento e Negócios de Impacto (FINI) da Baanko, evento que promove inovações e transformações no setor de investimentos, ampliando as discussões baseadas nas 17 ODS. Nossa Gerente de Estratégias para Cultura, Sabrina Mendes, esteve ao lado de Júlia Melo (Instituto Amani), Adriana Machado (TOM Comunicação) e Daniel Conti no painel Comunicação que gera impacto.

Essa news fez sentido para você?
Conta pra gente suas impressões sobre ela!

 

Conhece mais alguém que gostaria de receber conteúdos inspiradores?
Compartilha 
esse link com a pessoa!

 

Obrigada por ter vindo até aqui!

Acompanhe a Think Eva nas redes sociais para saber das novidades!

Link
LinkedIn
Website






This email was sent to <<E-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Think Eva · Rua Conego Eugenio Leite. 1133 · Sao Paulo, Sp 05414-010 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp