Copy
Veja esse e-mail no navegador
Ainda não é inscrito na Marmita?
É isso. 2020 tá chegando ao fim, sangue de jesus tem poder!

Essa é a última Marmita do ano. Desculpa aê, mas a gente também é filho de deus (ou não)  e precisa descansar um pouquinho. Até porque dá um trabalhão se manter atualizado e  compilar todo esse conteúdo semana sim, semana sim pra dividir com vocês. 

Mas a real é que a gente ama fazer isso e esse  é um exercício natural pra gente. Não poderia ser diferente, até porque pra trabalhar com comunicação e cultura é meio que fundamental estar conectado com o espírito do tempo, né não?

Esse foi um ano insano, mas no meio dessa loucura toda, conseguimos compartilhar por aqui notícias boas e que de alguma forma ou nos fizeram sorrir ou ajudaram em algum momento dessa quarentena infinita. 

Pra matar a saudades depois que terminar de ler essa edição derradeira que tá recheadíssima e esperar até a próxima em 2021, confira aqui as edições passadas e aproveite para ouvir com calma algumas das nossas DABBA DABBA HEYs lançadas este ano, alguns perfis de artistas e projetos, ouvir os podcasts apresentados pelo nosso (editor) chef entre várias outras iguarias que preparamos para você ao longo do ano.

Se mantenham seguros, chega logo vacina e que venha 2021!

 
PARA EXPERIMENTAR

Lançamentos fresquinhos que você não pode deixar de provar.

THE AVALANCHES - WE WILL ALWAYS LOVE YOU

Terceiro registro em estúdio dos australianos do The Avalanches, o disco é recheado de participações especiais de nomes de peso como Rivers Cuomo (Weezer), Tricky, Karen O (Yeah Yeah Yeahs), Neneh Cherry, MGMT, Johnny Marr, Mick Jones, Sampa the Great e Kurt Vile, entre outros. A sensação é que os caras ficaram bem loucos na balada e saíram ligando e convidando todos os contatinhos da agenda deles. Como diz o ditado, quem tem amigos tem tudo. Ouça aqui.

EDGAR - TAMBÉM QUERO DIVERSÃO!

O clipe gravado em uma maquete dá uma sensação de vertigem, com os personagens inseridos em pequena escala. O roteiro faz uma crítica às novas maneiras de se fazer alienação e levantando pautas como o feminicídio que invade as favelas, moradores em um fogo cruzado entre o abuso de poder da polícia militar contra o lazer do fim de semana. Miga, cansei de explicar que esse país tá uma guerra e não uma festa!

CRIOLO + TROPKILLAZ SEXTA-FEIRA AGORA

É isso, essa é a notícia. Sexta-feira, dia 18/12, o rapper Criolo ressurge com um novo single, intitulado "Sistema Obtuso", dessa vez em parceria com o duo de produtores Tropkillaz. Não temos mais informações a não ser que essa nova música do cantor e compositor do Grajaú, virá com um clipe junto, mais uma vez dirigido pelo monstro que a gente tem o prazer de chamar de amigo, nosso mano Denis Cisma. Aguarde e confie!

AINDA SOBRE O CRIOLO…

Já com o pé em 2021, mais precisamente nas festividades do aniversário da cidade de São Paulo, vai rolar um show dele em realidade estendida (XR), novamente com direção do Cisma em parceria com outro brother, o Tito Sabatini da Duo2. O show será transmitido gratuitamente no dia 23 do próximo mês, a partir das 20h30, através do canal do músico na Twitch, com canções escolhidas a dedo que, através da tecnologia e interatividade, serão vistas de forma inédita.

UM CURTA PARA SKATISTAS CINÉFILOS 

Para os fãs de produções audiovisuais “skatísticas”, filmes franceses de 3 horas e Miles Davis, a nova criação de Jim Greco é um afago para o peito. O curta “Glass Carousel" mostra que além de ter se transformado num multiartista incrível, Greco ainda tem muito skate no pé.

POR TRÁS DAQUELE SOM

Na segunda temporada da série original Netflix que desvenda os bastidores do processo criativo de alguns dos maiores sucessos musicais, as bandas/artistas The Killers, Natalia Lafourcade, Dua Lipa e Nine Inch Nails falam sobre a experiência de compor suas músicas. Acompanhe de perto e aprenda a fazer um hit aqui.

CRIA DO HONÓRIO

Goste você ou não, não dá pra negar a potência de Anitta. A real é que nunca uma artista pop brasileira chegou tão longe. O recém-lançado documentário "Made in Honório" é legal porque mostra um lado mais intimista e humano da Larissa, a mulher por trás desse fenômeno que tomou de assalto a música brasileira, tanto no palco quanto nos bastidores e na gestão de carreira. Confira aqui.

PARA SABOREAR

Referências, notícias e tendências do mercado para você não ficar balão.
21 TENDÊNCIAS PARA 2021 SEGUNDO O TRENDWATCHING

A gente curte uma tendência por aqui, não necessariamente para seguir. A rapaziada do Trendwatching tá sempre ligada nas movimentações comportamentais e de mercado e compilou 21 tendências para 2021. Depois de uma pandemia global, parece que sustentabilidade e qualidade de vida são a bola da vez. Vale conferir aqui.

2020 E OS NOVOS HÁBITOS SEGUNDO O SPOTIFY

Falar que 2020 foi um ano fora da curva é chover no molhado. A real é que esse ano ignorou a curva de despencou penhasco abaixo. Mas o time global responsável por publicidade e parcerias do Spotify fez uma compilação bem interessante das mudanças de hábito e dos novos comportamentos de consumo de seus usuários. Da busca por mais diversidade e vozes pretas ao aumento vertiginoso do consumo de podcasts. Dá uma conferida aqui nas principais movimentações e tendências da plataforma.

PANTONE ESCOLHE DUAS CORES PARA 2021

Seguindo a tradição, a Pantone divulgou a cor escolhida, ou melhor dessa vez, as cores escolhidas para o novo ano que está chegando. Segundo o comunicado do instituto, as duas cores independentes se unem “para criar uma combinação de cores aspiracional, combinando sentimentos mais profundos de consideração com a promessa otimista de um dia cheio de sol”. Enquanto o cinza “Ultimate Gray” simboliza tranquilidade e resiliência, o amarelo vibrante “Illuminating Yellow” representa a luz do sol e o otimismo para um amanhã melhor. Leia mais aqui.

LEMBRA DAQUELE BATE PAPO COM O MOTORISTA? PELO JEITO ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS

A Zoox fornecerá mobilidade como serviço em ambientes urbanos densos. Serão responsáveis pela direção, cobrança, manutenção e atualizações da frota de veículos. O passageiro simplesmente pagará pelo serviço. Saiba mais aqui.

ALLBIRDS + STAPLE DESIGN

Dentro do universo de marcas que nasceram com um propósito de sustentabilidade muito enraizado em sua cultura, a Allbirds sem dúvida é um dos projetos mais interessantes. Daí, quando junta com o Jeff Staple, outro ídolo aqui da casa, não tem como dar ruim. Indo na contramão de um mercado que faz muito greenwashing e poucas ações sustentáveis efetivas, que tal além da preocupação em produzir dentro dos parâmetros mais sustentáveis possíveis e ainda estampar em letras garrafais a pegada carbônica do produto? Nada mais transparente do que isso, não é mesmo? Saiba mais sobre essa colaboração de peso aqui.

É REAL! HARRY E MEGHAN ASSINAM CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM SPOTIFY

Depois que o herdeiro do trono inglês príncipe Harry e sua mulher Meghan Markle resolveram jogar a porra toda pra cima e serem felizes longe das limitações e convenções impostas por ter nascido em uma família real, parece que o mundo conspirou a favor deles. Primeiro assinaram um contrato multimilionário de 6 dígitos com a Netflix e agora um contrato de cifras parecidas com o Spotify, para a produção de um podcast. Há quem aposte que muito em breve a marca Harry + Meghan estará valendo mais de 1 bilhão de dólares. É meritocracia que fala, né? Leia mais sobre aqui.

SBF ADQUIRE NWB, PRODUTORA DO DESIMPEDIDOS

Depois da recente compra da operação da Nike do Brasil, o grupo SBF, dono da Centauro, acaba de anunciar a compra da NWB, rede de canais digitais que entre outros é responsável pelo canal Desimpedidos. O cheque (ou melhor, a transferência via Pix) foi no valor de 60 milhões de reais. A movimentação é estratégica já que os caras são uma máquina de gerar audiência, acumulando um total de 1,9 bilhão de visualizações por ano e lançando  mais de 150 vídeos por semana. Agora só nos resta saber se a turma do canal vai trocar as tradicionais três listras pelo swoosh da Nike. Nada mal, hein Fred?

É A TROPA DA LALA

Não é só quem mora no centro que gosta de se vestir bem, a quebrada tem sua estética, suas próprias referências e poder de compra também! Pra retratar isso, com uma enorme bagagem cultural, de forma artística, os diretores criativos e stylists Neginho de Favela e Samir Bertoli chamaram Amanda Adász pra apresentar como se ressignifica e se consome moda nas periferias de São Paulo. A leitura no portal Kondzilla é um ótimo acompanhamento pra você pegar a visão.

UM GUIA DE COMO SURFAR NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES (SE VOCÊ FOR UM SKATISTA)

Pra você que chegou agora no meio do skate e não sabe muito bem por onde começar, “tá” querendo confirmar se realmente usa a internet do jeito certo pra ver skate ou só quer ler um artigo muito gostoso em inglês, Ted Schmitz vai segurar a sua mão e te apresentar um mundo novo.

WEEDMAPS FECHA ACORDO DE US$1.5 BILHÃO PARA ABRIR CAPITAL NA BOLSA DE VALORES

Já não é de hoje que os negócios em torno da Cannabis estão bombando. A Weedmaps foi fundada em 2008 na Califórnia e vende um sistema operacional baseado em nuvem para varejistas de cannabis, bem como hospeda uma plataforma de busca, análise e classificação para vendedores e usuários. Basicamente um google para chapados. A abertura de capital se dá por meio de uma fusão com a Silver Spike Acquisition Corp. Leia mais aqui.

QUASE 25% DA POPULAÇÃO MUNDIAL DEVEM TER QUE ESPERAR ATÉ 2022 POR UMA VACINA DE COVID-19

Essa é daquelas notícias que a gente não gostaria de ler mas a real é que enquanto assistimos com invejinha aos ingleses e norte-americanos tomarem as primeiras doses da vacina, é possível que a gente tenha que esperar um pouco mais para alcançar essa graça, ainda mais com um governo negacionista que realmente acredita que vacinas russas e chinesas são uma ameaça comunista e nosso país, que há pouco tempo era uma grande promessa, virou uma grande piada. A luta é real amigos, então só nos resta resistir e esperar.

CRIAR SUAS PRÓPRIAS CANÇÕES NATALINAS NUNCA FOI TÃO LEGAL

David Li se juntou com o Google Arts & Culture e lançaram um novo experimento, o Blob Opera. O projeto é um instrumento interativo online composto por 4 personagens animados que você controla e cria suas próprias músicas. Esses Blobs foram criados a partir de 4 vozes de cantores reais de ópera, sendo um tenor, um baixo, um mezzo-soprano e um soprano. Conforme você arrasta ou estica os Blobs, você consegue controlar o tom e a vogal que irão cantar. Os tradicionais cartões de natal ficarão sem graça depois dessa maravilhosa invenção! Confira mais sobre o projeto aqui.

HIGHSNOBIETY ACABA DE SOLTAR A ÚLTIMA LISTA DO ANO DO PROJETO NEXT 20

Já falamos sobre esse projeto por aqui, que elege as marcas e influenciadores culturais que estão moldando a cultura jovem global. Next 20 é uma iniciativa do portal Highsnobiety em parceria com o portal de ecommerce de moda Lyst e o estudo envolve um comitê formado por influentes nomes da indústria da moda, algoritmos da plataforma que conta com mais de 100 milhões de compradores por ano além de ferramentas de mensuração de influência nas redes sociais.
 

PABLLO VITTAR É DESTAQUE NO 'MEN OF THE YEAR' DA GQ

A gente adora uma afronta aqui e achamos incrível a escolha da Pabllo Vittar como um dos grandes destaques na premiação anual Man of the Year da revista masculina GQ. "Nada contra, maaas, qual foi o critério?" questiona o heteronormativo padrão diretamente das profundezas da deepweb, mais conhecida como caixa de comentários do G1. O critério foi sambar na cara do seu preconceito, amigo! "Agora foram longe demais!",  exclama outro vacilão. E que continuem indo porque o caminho da diversidade e inclusão não tem mais volta. Ainda bem!

PARA COMER COM OS OUVIDOS
 
Porque a música é o alimento da alma.
O trigésimo segundo volume da Dabba Dabba Hey - Disco Arranhado  é a última playlist do ano e é assinado pela nossa querida amiga Marina Mantovanini, diretamente de Berlim. A ex-jornalista assinou muitas páginas da nossa saudosa Revista +Soma, inclusive a matéria de capa da última edição com a maravilhosa artista Swoon. Se você não conhece, corre e dá uma busca google ou checa no Issuu.

Hoje a Marina é chef de cozinha e estudante profunda dos ensinamentos da Ayurveda do outro lado deste mundão. Essa playlist é para matar a saudades dela e de uma época em que era tudo mato e nem Spotify existia!

"Uma playlist direto do meu passado. Daquele tempo em que streaming era coisa do futuro e a gente passava fome na escola pra comprar CD".

Ouça DABBA DABBA HEY VOL.32 e aproveite pra seguir a Dabba no Spotify. 

PARA ACOMPANHAR

Uma deliciosa seleção de perfis e projetos para você seguir de pertinho.

VALERIA LUONGO

Após estudar Antropologia na universidade, Valeria fotografou o projeto que considera o primeiro projeto sério na sua carreira de fotógrafa documental, batizado de Sisterhood. Natural da Itália, o seu trabalho se concentra em comunidades espirituais, histórias de mulheres e os efeitos da globalização nas áreas rurais. Esse projeto deu bastante visibilidade para o seu trabalho e ela já teve fotos publicadas no The Guardian, e na BBC entre outros. Além de acompanhar o perfil da fotógrafa, vale muito ler uma entrevista que ela deu recentemente para o portal de conteúdo Its Nice That.

Acompanhe: @va.luo

SAMUEL TROTMAN

Londrino, especialista em tendências de jeans e cultura jovem, Samuel Trotman publica diariamente com legendas gigantescas falando de temas que variam entre moda urbana e de luxo, música, anime, publicidade, artes plásticas e o que mais aparecer na frente.

Acompanhe: @samutaro

COISAS PARA VER CH4P4D0

Eu poderia tentar escrever um pequeno texto sobre esse perfil, mas é daqueles casos em que o nome é autoexplicativo. Boa viagem!

Acompanhe: @coisaspvchapado

RAMON RODRIGUES

Graduado e Mestre em Design Industrial, Ramon sempre teve um vínculo muito forte com o desenho. Começou com a Litogravura e se apaixonou pelo universo da gravura, mas sempre foi relutante em fazer xilogravuras por conta do que ouvia dizer sobre o processo e que não conseguiria manter os detalhes que atingia com as suas litos. Porém quando tentou, descobriu de fato o que queria fazer, e em 2010 foi morar em Buenos Aires e virou aprendiz do mestre Leonardo Gotleyb. Suas gravuras tem uma base de referência bem voltadas para o século 20 e de gravuristas como Gustav Doré, Kathe Kollwitz e Leopoldo Méndez, além do pintor Goya.

Acompanhe: @ramonrodriguesm

PARA DIVIDIR

Um pouco do que botamos na rua e queremos dividir com você.

RIDER COMMUTER PACK

E eis que nessa finaleira do ano mais azedo da história colocamos na rua mais uma campanha da Rider, para o lançamento da mais nova coleção da marca, batizada de Commuter Pack. A linha de produtos se propõe a ser um híbrido entre a exploração urbana e a exploração da natureza. Levando em conta que passamos praticamente o ano inteiro trancados em casa, a proposta da campanha foi trazer um respiro necessário e uma reconexão com a natureza, naquele pique bate e volta e sem aglomeração porque afinal a vacina ainda não chegou em terras brasilis, não é mesmo? Para tornar o rolê o mais autêntico possível, convidamos um grupo de amigos de São Paulo e outro de Fortaleza que já são adeptos do rolê outdoor para dar aquela escapada do asfalto em um final de semana e registrar toda essa jornada. O rolê no interior paulistano ficou na responsa do fotógrafo Marcos Ribas e dois amigos e o do Ceará foi liderado pelo Nicolas Gondim e amigos, ambos com a direção criativa do nosso irmão, diretamente da quarentena em Milão, Rafael Jacinto. O resultado ficou bem massa e verdadeiro e dá pra conferir no perfil de Instagram da Rider, no sites de cultura sneaker SneakersBR e no site de lifestyle urbano Notthesamo, além de campanha de OOH que está rolando nas ruas das duas cidades.

Website
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Email
Chegou na Marmita agora e quer conferir as edições anteriores? Acesse nosso arquivo

Quer dar um salve ou fazer alguma sugestão de pauta para as próximas edições? Escreva pra gente.

Se não quiser mais receber as nossas Marmitas, tá tranquilo, é só clicar aqui.

Ouça Impulso Criativo, nosso podcast sobre a relação entre skate e criatividade.

Ouça Localismo, nosso podcast sobre empreendedorismo e consumo local.

© 2020 Marmita Dabba - Todos os Direitos Reservados.

Marmita é uma iniciativa da DABBA
+55 11 3813-1960 | Rua Aspicuelta, 91 . 1° Andar
Vila Madalena . São Paulo . SP . Brasil