Copy
Veja esse e-mail no navegador
Ainda não é inscrito na Marmita?
Pois é, Dezembro chegou.

Essa provavelmente é a antepenúltima Marmita do ano e por isso ela já vem naquele clima de retrospectiva de um ano que não deve deixar saudades pra muita gente.

Mas nós aqui na Dabba gostamos de olhar sempre o copo meio cheio e tentamos focar no lado bom das coisas. Sabe aquela sensação quando você toca o fundo do mar com o pé e realiza que daquele momento em diante você só pode subir?

A Breaking News da semana é que o Reino Unido acaba de aprovar a primeira vacina e já começa a vacinar a população na semana que vem. Então agora é só uma questão de tempo para que ela chegue por aqui também...oremos!

Enquanto isso não acontece, continue se protegendo e protegendo o próximo porque o inimigo é invisível e ainda está à solta.

Dito isso, confira os lançamentos e novidades da semana e mergulhe nas tradicionais listas de melhores do ano.

Até semana que vem!
PARA EXPERIMENTAR

Lançamentos fresquinhos que você não pode deixar de provar.

PARDON MY FRENCH

É o disco de estreia do duo formado pelo prolífico produtor lenda do hiphop MadLib e o baterista lenda do jazz Karriem Riggins, que já trabalhou com lendas como Betty Carter, Roy Hargrove e Ray Brown, integra o trio August Greene a lado de Common e Robert Glasper e fez parte da pioneira Detroit Experiment. Em Jahari Massamba Unit Riggins magistralmente cuida da cozinha enquanto MadLib acrescenta os demais ingredientes. O resultado é brilhante e ao mesmo tempo que contribuí para a cena de jazz contemporâneo também reverencia o passado. Uma obra densa e complexa que requer atenção, então coloque seu celular em modo avião e embarque nessa viagem aqui.

RINCON SAPIÊNCIA, YUNG BUDA E RAINBOW 6

No último final de semana rolou a decisão do campeonato brasileiro de Rainbow 6 e para abrir o evento, a Ubisoft, criadora do jogo, resolveu reunir dois nomes fodas do Rap pra colaborarem em uma música exclusiva tendo o jogo como ponto central.

O resultado ficou bem daora e você consegue ver o clipe e o que os artistas acharam do projeto aqui.

THE STROKES E A VELHA PARCERIA DE ROMAN COPPOLA

O novo clipe de The Adults are Talking do The Strokes saiu e foi dirigido por Roman Coppola, uma parceria de longa data que compõe os clipes de Is This It, Last Nite, The Modern Age, Someday, 12:51 e Hard to Explain que codirigiu com Johannes Gamble e Julian Casablancas. O visual de The Adults are Talking, conta com a banda enfrentando um time de robôs em um jogo de beisebol e perdendo por 56-1, porém comemoram como se tivessem vencido a World Series. Confira o clipe aqui.

A MESMA ENTREVISTA DE BILLIE EILISH POR 4 ANOS

Pode parecer estranho ou chato pelo título, mas é bem divertido. A Vanity Fair fez uma cápsula do tempo com as respostas de Billie Eilish às mesmas perguntas por quatro anos, seguindo a rápida ascensão da estrela, de agora 18 anos. Da conquista de cinco Grammys até a adoção de seu novo cachorro, Shark, veja o quanto a vida de Billie mudou de 2017 até 2020. Assista aqui.

O NOVO VÍDEO DA CONVERSE CONS GLOBAL

Final de ano chegando, começam a sair vários (mas vários mesmo) vídeos de marcas estadunidenses pra tentar emplacar alguém do time na corrida pela disputa do Skater Of The Year da Thrasher. Nós não vamos falar de todos, vamos falar de um específico, que vale o clubismo, pois além de ter skatista brasileiro, tem imagens no Brasil, tem imagens de pessoas da casa e bom, tem uma combinação de filmagem incrível, edição fantástica, bombas e mais bombas e claro, o mais importante, alma! Veja e entenda o que estamos falando.

THE BEE GEES: HOW CAN YOU MEND A BROKEN HEART

Bee Gees ganha um documentário dirigido por Frank Marshall juntamente com os produtores Nigel Sinclair e Jeanne Elfant Festa. O documentário aborda uma história íntima de Gibb, apresentando entrevistas reveladoras com o irmão mais velho Barry e com os irmãos gêmeos, já falecidos, Robin e Maurice. Além dessas entrevistas, conta também com uma seleção de imagens jamais vistas antes, sessões de gravações, shows, aparições em TV e vídeos caseiros, bem como entrevistas de músicos ilustres como Eric Clapton, Noel Gallagher, Nick Jonas e entre outros. O documentário será lançado na HBO MAX dia 12 de dezembro. Marque na agenda e não perca. Confira aqui o trailer e aqui um trecho exclusivo do documentário.

PARA SABOREAR

Referências, notícias e tendências do mercado para você não ficar balão.
CARHARTT X LA HEINE

Nós adoramos uma colaboração esperta e essa coleção capsula da marca de workwear centenária estadunidense em comemoração ao 25º aniversário do filme La Heine (no Brasil o filme foi lançado como O Ódio) dirigido por  Mathieu Kassovitz e que aborda os conflitos entre a juventude periférica francesa e a polícia de Paris. Confira aqui o resultado dessa parceria.

AS TENDÊNCIAS PARA O MARKETING EM 2021

A ADWEEK publicou um artigo destacando as principaisn tendências de marketing para o próximo ano. Entre elas os destaques são um mundo com menos cookies, aceleração nos investimentos em mídias digitais, mais colaborações entre marcas e marcas e entre marcas e celebridades e um envolvimento e posicionamento cada vez maior entre marcas e causas sociais. Leia mais aqui.

ONU EM PAZ COM A CANNABIS? ATÉ CERTO PONTO

A ONU reconheceu no último dia 2 lá em Viena, na Áustria, os benefícios medicinais da Cannabis. A maconha foi reclassificada e retirada de uma lista de drogas mais perigosas que continha narcóticos como a heroína. Demais resoluções propostas para “maior liberdade” de uso não foram aprovadas. Foram 53 votos de Estados a favor, contra 27 na Comissão de Entorpecentes das Nações Unidas. O Brasil “claro” votou contra, assim como China, Rússia, Egito e Turquia. Confira mais aqui.

FORTALEZA PROMOVEU AÇÃO CONTRA O RACISMO EM PARTIDA PELO BRASILEIRÃO

No jogo contra o Corinthians que rolou nesta quarta, os jogadores pretos do Fortaleza entraram em campo com uma camisa com um alvo nas costas, diferente das listras dos outros jogadores. A ação busca trazer o holofote para o extermínio da população preta, a revisão da lei esportiva que não pune a injúria racial como crime de racismo quando vinda de torcedores, além de apoiar todos os jogadores que já sofreram ataques racistas. Confira aqui.

AH, AS LISTAS...

Como todo final de ano que se preze, já começaram a pipocar por aí as listas de melhores discos e músicas do ano por aí. Deu no New York Times que Sufjan Stevens lançou o melhor disco do ano, "The Ascension". Já a rapaziada do Stereogum acha que foi a Fiona Apple com o ótimo "Fetch The Bolt Cutters". Os ingleses do The Guardian também correram e listaram as 20 melhores músicas de 2020 e seus conterrâneos da BBC elegeram os melhores discos e músicas. Saiu também a tradicional lista da NPR (sim, os caras por trás dos sensacionais Tiny Desk Concerts) e da The New Yorker que foi onde a gente roubou esse GIF maravilhoso.  Ainda falta sair a da Pitchfork, sempre uma das mais esperadas (e também controversas) além das também tradicionais listas dos melhores lançamentos em terras brasilis. E na sua opinião, quais foram os melhores lançamentos que te fizeram companhia e deixaram, dentro do possível, esse insano ano de 2020 um pouco mais leve?

SPOTIFY WRAPPED, O SEU ANO EM MÚSICA

Como todo final do ano, o Spotify sempre solta um link para a galera descobrir como foi o seu ano em música. Novas descobertas, músicas que mais ouviu, artistas mais tocados, quantos gêneros foram escutados e entre outros contemplam o Spotify Wrapped. Mas o fato é que, além dessas nossas pequenas estatísticas, que são, claro, divertidas, é interessante ver os números gerais dos assinantes do Spotify no Brasil e no mundo.

Você sabia que a patroa do Brasil em números de plays não é a Anitta mas a rainha dos gados, Marília Mendonça? E sabia que o músico com maior quantidade de plays esse ano, pelo mundo é porto-riquenho? E que a voz da música mais ouvida do ano pelo mundo não esteve no Grammy? Você pode ver todas as estatística aqui para usar na próxima "call" que está num climão pois estão esperando chegar o resto da equipe.

OS GIFS MAIS VISTOS EM 2020 E O HUMOR DO MUNDO

Giphy revelou a sua  lista de gifs mais vistos do ano, é um bom resumo visual da montanha-russa emocional global de 2020. Dominada por amor, apoio, gratidão e abraços virtuais, a lista também retrata o isolamento e um incêndio em uma lixeira sorridente - exemplificando os eventos dos últimos 12 meses. Cada um dos gifs foi compartilhado centenas de milhões de vezes, mostrando como a plataforma pode atuar como um teste de tornassol para saber como a sociedade online está se expressando. Clique aqui para saber mais e confira a lista dos gifs aqui.

VIMEO BEST OF THE YEAR 2020

Best of the Year Award é o prêmio do Vimeo para a nata dos vídeos online, e a lista de indicados de 2020 acabou de sair. Este ano acrescentaram mais nove categorias, totalizando 14 categorias no total com cinco indicados para cada. Essa lista abrange animação, filmes de marcas, publicidade, documentário, comédia, drama, eventos transmitidos ao vivo, canais de streaming e entre outros. Esse ano conta também com uma categoria totalmente dedicada a vídeos de quarentena, vídeos que exploram criativamente a vida sob quarentena e vídeos para boas causas durante este momento. Para conferir os indicados, confira aqui.

DIA DO SAMBA COM PROGRAMAÇÃO ONLINE

Ontem, 02/12, foi o Dia do Samba e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação online para comemorar o dia. São várias iniciativas com alguns destaques como o Circuito das Comunidades de Samba de São Paulo, a Comunidade Kolombolo Diá Piratininga, Samba da Vela e entre outros. Todas as atividades e ações começaram ontem e vale dar uma conferida na programação pois algumas ações irão só até o dia 19/12 e outras durarão o mês inteiro.

PARA COMER COM OS OUVIDOS
 
Porque a música é o alimento da alma.
O trigésimo volume da Dabba Dabba Hey - Bebendo perfume no copinho descartável  é assinado por Vitória Bortolo, skatista flow do time da Converse CONS, além de ser uma artista multi task: é instrumentista e ilustradora.

"Essa playlist você só dá o play depois da meia noite - bebendo vinho caro - e explica pra sua companhia que feitiçaria existe. Depois disso eu nem me meto. A ilustração é só um lembrete: Onde tem fumaça, tem fogo".


Ouça DABBA DABBA HEY VOL.30 e aproveite pra seguir a Dabba no Spotify. 

PARA ACOMPANHAR

Uma deliciosa seleção de perfis e projetos para você seguir de pertinho.

PRESSTONE

Advogado ou traficante? Estudante ou Suspeito? O projeto Presstone criado por Lucas Munhoz, PC Santos e Vitor Silva, catalogou a relação entre a maneira como um crime é noticiado e a cor de pele do criminoso, lembrando mais uma vez que o racismo está também na linguagem.

Acompanhe: @projetopresstone

ATRIUS CASTRO

Atrius é um artista da região metropolitano de Pernambuco que retrata o povo nordestino, sua força, rostos, cores, desafios e seus mistérios em pinturas incríveis cheias de energia.

Acompanhe: @ararunna

YUSUKE HANAI

Yusuke Hanai nasceu no Japão em 1978. Aos 17 anos, Yusuke ganhou uma nova paixão pela arte depois de descobrir a capa do álbum Grateful Dead do lendário artista Rick Griffin.


Acompanhe: @hanaiyusuke

Website
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Email
Chegou na Marmita agora e quer conferir as edições anteriores? Acesse nosso arquivo

Quer dar um salve ou fazer alguma sugestão de pauta para as próximas edições? Escreva pra gente.

Se não quiser mais receber as nossas Marmitas, tá tranquilo, é só clicar aqui.

Ouça Impulso Criativo, nosso podcast sobre a relação entre skate e criatividade.

Ouça Localismo, nosso podcast sobre empreendedorismo e consumo local.

© 2020 Marmita Dabba - Todos os Direitos Reservados.

Marmita é uma iniciativa da DABBA
+55 11 3813-1960 | Rua Aspicuelta, 91 . 1° Andar
Vila Madalena . São Paulo . SP . Brasil