Copy
Veja esse e-mail no navegador
Ainda não é inscrito na Marmita?

Salve salve!

Seguimos atentos e fortes por aqui e esperamos que vocês também. Nessa semana, um pouco mais curtinha por conta do feriado, rolaram muitos lançamentos culturais bacanas, como o EP dos santistas do The GoodLoop Project, o disco de mashups do Jay-Z com o Smashing Pumpkins, o trabalho novo da The Budos Band, o álbum vazado do outro Jay, o Electronica e o belo álbum visual da Luedji Luna. Também tem John Lennon no TikTok, o festival virtual do Afropunk, a tão esperada abertura da exposição D'OSGEMEOS na Pinacoteca e muito mais.

Segue o fio... 

PARA EXPERIMENTAR

Lançamentos fresquinhos que você não pode deixar de provar.
THE GOODLOOP PROJECT - "NEW TIME" EP

O The GoodLoop Project é um projeto instrumental dos membros do Garage Fuzz, Fabricio de Souza (baixista) e Nando Bassetto (guitarrista). O projeto tem a proposta de misturar o som estilo fusion nas guitarras com uma pegada pós-punk e punk rock nas bases, tudo gravado em cima de batidas eletrônicas ou pré gravadas. Nessa semana a dupla soltou o EP "New Time" com três músicas. Confira aqui.

JÁ IMAGINOU JAY-Z E SMASHING PUMPKINS JUNTOS?

Eu nunca. Mas o rapper e produtor Spose não só imaginou como resolveu realizar esse improvável encontro de seu MC favorito com a sua banda favorita. O resultado desse devaneio foi o projeto "Marcy Projects and the Infinite Sadness", um álbum com 14 mashups improváveis que você pode conferir e baixar gratuitamente aqui.

LUEDJI LUNA E SEU MARAVILHOSO ÁLBUM VISUAL

Já antecipamos aqui na Marmita #38 lançada há duas semanas sobre o lançamento do novo álbum da cantora soteropolitana Luedji Luna, Bom Mesmo é Estar Debaixo D'água. Mas a cereja do bolo veio ontem, com o lançamento da versão audiovisual do projeto, um lindo curta dirigido por Joyce Prado e com roteiro da própria Luedji que entrelaça de forma sensível e poética sete das doze canções que compõe o projeto. Assista ao curta aqui.

THE BUDOS BAND - LONG IN THE TOOTH

Em seu sexto álbum de estúdio, os nova iorquinos da The Budos Band entregam mais uma vez exatamente o que se espera deles. Long in the Tooth traz a já clássica sonoridade groove da banda inspirada nos melhor da música das décadas de 1960 e 1970, com forte influência da música africana, latina e funk americano, misturando jazz, soul, afrobeat e rock psicodélico. Se por um lado não surpreendem com novos caminhos e sonoridades, por outro lado pra que mexer em time que está ganhando, não é mesmo? Ouça e tente ficar parado aqui.

GUILHERME HELD - CORPO NÓS

O novo álbum do guitarrista Guilherme Held chegou e está repleto de participações especiais: Juçara Marçal, Criolo, Curumin, Maria Gadú, Filipe Catto, Tulipa Ruiz, Ná Ozzetti, Romulo Fróes, Mariana Aydar e muito mais. Ouça aqui.

FRANCIS BACON OR THE MEASURE OF EXCESS

Essa semana saiu um novo livro sobre a jornada artística de Francis Bacon. Escrito pelo seu amigo íntimo Yves Peyré, o livro fala sobre a carreira do artista figurativo desde seu trabalho inicial de design na década de 20 até suas tormentas na década de 80. São um total de 160 imagens reunidas, incluindo obras importantes como Three Studies for a Crucifixion. Saiba mais aqui.

ENFIM, O ÁLBUM PERDIDO DE JAY ELECTRONICA

O disco intitulado "Act II: The Patents of Nobility (The Turn)" foi anunciado por Jay em 2007, logo após ele ter colocado na rua a mixtape "Act I: Eternal Sunshine (The Pledge)" mas somente na semana passada o disco vazou pelas mãos de fãs que fizeram uma vaquinha e aparentemente pagaram nove mil dólares para um hacker liberar o trabalho, que conta com participações de Jay-Z, Serge e Charlotte Gainsbourg, The Dream e Kanye West entre outros. Por enquanto Act II só está disponível legalmente pelo Tidal, mas em breve deverá ser liberado em outras plataformas de streaming. Confira aqui.

STEVIE WONDER ESTÁ DE VOLTA

Após 15 anos sem lançar nada inédito o mestre Stevie Wonder anunciou um novo álbum, "So What the Fuss Music", e junto com o anúncio vieram duas novas músicas, Can’t put it in the hands of fate e Where is our love song. Ambas as músicas abordam os debates e os desafios globais atuais, e Stevie doou os royalties para a Feeding America. Em uma coletiva de imprensa Stevie falou sobre seus planos futuros para o novo álbum e falou também sobre um EP e um projeto separado chamado Through the Eyes of Wonder, porém nenhuma data de lançamento foi revelada ainda. Cliquei aqui para ouvir na plataforma de sua preferência.

PARA SABOREAR

Referências, notícias e tendências do mercado para você não ficar balão.
JOHN LENNON NO TIK TOK?

No último dia 09/10 John Lennon faria 80 anos se ainda estivesse nesse plano. Para celebrar esse marco, através de uma parceria da gravadora Universal Music com a plataforma, clássicos como "Imagine", "Remember" e "Give peace a Chance" entre muitos outros foram disponibilizados na plataforma para que a comunidade, majoritariamente jovem, tenha acesso e possa criar conteúdos em cima de sua obra. Saiba mais aqui.

FINALMENTE, ABERTA A EXPO D'OSGEMEOS NA PINACOTECA

Imagina você trabalhar meses montando uma das maiores exposições de sua carreira e na semana de abertura vem uma pandemia global e acaba com a sua alegria? Foi exatamente isso que aconteceu com os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como OSGEMEOS. Sete meses depois (falamos sobre na Marmita #14!), e agora na fase verde de flexibilização da pandemia pela Prefeitura de São Paulo, os museus da cidade estão reabrindo e finalmente o público poderá conferir de perto o que a dupla aprontou por lá. Mais detalhes aqui.

NETFLIX ANUNCIA DOC SOBRE EMICIDA

Quando Emicida lançou em 2009 seu primeiro disco "Pra quem já mordeu um cachorro por comida até que eu cheguei longe..." não sei se ele imaginava o quão longe ele ainda chegaria. Usando o show do rapper no Theatro Municipal em 2019 como espinha dorsal, o filme dirigido por Fred Ouro Preto explora a produção do projeto de estúdio AmarElo e, ao mesmo tempo, a história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos. O documentário, de 90 minutos, estará disponível no dia 8 de dezembro de 2020. Saiba mais aqui.

PLANET AFROPUNK

Afropunk é o maior festival de cultura negra do mundo e este ano teria sua a primeira edição no Brasil, mais precisamente em Salvador, Bahia, nos dias 28 e 29 de novembro. Mas para não deixar passar batido, o festival resolveu realizar o Planet Afropunk, evento totalmente gratuito e online que acontece nos dias 23 a 25 de outubro. No lineup, nomes de peso globais como Ari Lennox, Tiwa Savage, Tobe Nwigwe e Sampa The Great se apresentam ao lado dos soteropolitanos Larissa Luz, ÀTTØØXXÁ e Afrocidade (lineup completo aqui). Para conseguir assistir ao festival gratuitamente do conforto do seu lar, acesse o site do evento e faça o seu RSVP.
 

RÁDIO NO SPOTIFY?

O Spotify acaba de anunciar um novo recurso, integrado com sua plataforma de criação de podcasts Anchor.FM que permitirá com que podcasters e criadores de conteúdo criem programas de rádio apresentando e comentando músicas ao mesmo tempo em que também monetizará os artistas para cada play executado. Inicialmente o recurso está disponível apenas nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda na versão paga do aplicativo e na sequência deve ser liberado para as demais regiões. Saiba mais aqui.

A VITÓRIA DE 5POINTZ

Quem teve a oportunidade de conferir de perto sabe a importância que 5Pointz tinha para a cultura do graffiti mundial. Ocupando um quarteirão inteiro de um prédio industrial abandonado por anos no bairro de Queens em Nova York, o espaço foi um museu a céu aberto de graffiti por mais de uma década e em 2013 o dono do imóvel, sem aviso prévio, simplesmente resolveu apagar o trabalho de dezenas de artistas com o intuito de demolir o prédio para construir um condomínio de luxo no local. A briga entre o dono e os artistas foi parar no tribunal e depois de sete anos na justiça e diversas apelações por parte do proprietário os 45 artistas que entraram com a ação coletiva receberão uma compensação no valor de 6,8 milhões de dólares, 150 mil dólares cada. Saiba mais aqui.

ENQUANTO ISSO, EM AMSTERDAM...

Foi inaugurado no último dia 09/10 o Straat Museum, o maior museu do mundo dedicado a cultura do graffiti e da arte urbana, localizado em um antigo estaleiro na cidade. A exposição de inauguração conta com 153 obras de 140 artistas de 32 nacionalidades que foram produzidas no local, incluindo trabalhos dos brasileiros Rafael Sliks, Alex Senna, Mateus Bailon, Crânio, Cripta Djan e Binho Ribeiro. Confira mais infos no site oficial do museu.

ENFIM UMA STRATOCASTER PARA CHAMAR DE SUA

O vencedor do concurso “Music to our Ears”, da LEGO IDEAS, foi a réplica de uma Fender Stratocaster. Ou seja, a marca irá produzir oficialmente a lendária guitarra que marcou gerações no mundo todo e principalmente na música. O projeto foi do usuário TOMOELL e para executar sua ideia utilizou mais de 600 peças de LEGO. Para saber mais sobre o projeto confira aqui.

GLOBE + PANTONE® COLOR OF THE YEAR

A mais nova parceria da Pantone é com a Globe. As duas se uniram para criar 2 box sets de edição limitada criando a série Pantone® Color of the Year. Para esta série de edição limitada, cada cor foi cuidadosamente escolhia pela equipe de design da Globe a partir dos arquivos Pantone Color of the Year. Cada deck é uma edição numerada de 200, mergulhada em uma das Cores Pantone do Ano das últimas duas décadas. O primeiro box set é um compilado de 5 cores desde 2011 a 2020, cada deck é gravado a laser com a história da cor e com o número da série. Confira aqui.

PARA COMER COM OS OUVIDOS

Porque a música é o alimento da alma.

O vigésimo quarto volume da Dabba Dabba Hey - The Smiths (Covers) é assinado por Tiago Moraes, CCO da Dabba.

"Sempre fui muito fã do The Smiths, mas como de uns tempos pra cá o tio Morrissey tem se revelado um belo de um vacilão, resolvi fazer essa playlist de covers das suas melhores canções, assim não ouvindo a sua voz me sinto um pouco menos culpado em ainda curtir seus sons".

Ouça DABBA DABBA HEY VOL.24 e aproveite pra seguir a Dabba no Spotify. 

PARA ACOMPANHAR

Uma deliciosa seleção de perfis e projetos para você seguir de pertinho.

PABLO SABORIDO

Fotógrafo argentino radicado em São Paulo, começou fotografando arquitetura mas foi na fotografia de rua e conceitual que se encontrou. Recentemente assinou a incrível capa do último trabalho solo do músico Kiko Dinucci, Rastilho.

Acompanhe: @pablo_saborido

DEATH BY TOYS

Escritor e designer de Chicago, Dan Polydoris é conhecido pelas criações das action-figures mais inusitadas que você vai ver. Com um toque vintage e um humor diferenciado, ele cria tanto os bonecos quanto às embalagens que você encontra em seu perfil.


Acompanhe: @deathbytoys

VINICIUS ALLENCAR

Pintor carioca, fazia arte no crime e agora só faz arte fora dele. Suas produções retratam temas ligados a sua vivência periférica, a música, o esporte, a negritude e a luta contra a entrada da juventude no mundo do crime.

Acompanhe: @allencartes
 

Website
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Email
Chegou na Marmita agora e quer conferir as edições anteriores? Acesse nosso arquivo

Quer dar um salve ou fazer alguma sugestão de pauta para as próximas edições? Escreva pra gente.

Se não quiser mais receber as nossas Marmitas, tá tranquilo, é só clicar aqui.

Ouça Impulso Criativo, nosso podcast sobre a relação entre skate e criatividade.

Ouça Localismo, nosso podcast sobre empreendedorismo e consumo local.

© 2020 Marmita Dabba - Todos os Direitos Reservados.

Marmita é uma iniciativa da DABBA
+55 11 3813-1960 | Rua Aspicuelta, 91 . 1° Andar
Vila Madalena . São Paulo . SP . Brasil