Copy
Veja esse e-mail no navegador
Ainda não é inscrito na Marmita?

Salve, salve!

Essa semana a Marmita tá transbordando de tanto conteúdo delícia.

Tem novidades quentes no Netflix, canções de protesto no Ukulele, novos lançamentos do Deftones e da Sa-Roc. Tem também a obra póstuma de Niemeyer e uma tinta inspirada em borboletas que promete dar uma refrescada nesse nosso mundão cada vez mais quente. Aliás, pra quem está incomodado com o calor dessas últimas semanas saiba que essa é provavelmente a primavera mais fresca dos próximos anos. O aquecimento global é real e está acontecendo. 🔥

E o palhaço Ronald? Tem se enturmado só com gente bacana na hora do intervalo. Depois do Travis, agora ele tá de rolê com J Balvin. Um Big Mac sem picles, por favor!

Para acompanhar a leitura, dê o play na compilação que montamos com algumas das músicas mais incríveis do Tim Maia, homenagem um pouquinho atrasada sabemos mas de coração pelo seu aniversário de 78 anos no final do mês passado. Só ficou faltando esse som essencial que infelizmente partiu e nunca mais voltou pro catálogo do Spotify. 


Até logo menos!

PARA EXPERIMENTAR

Lançamentos fresquinhos que você não pode deixar de provar.
AFRONTA!

A série AFRONTA! que acaba de chegar no Netflix foi dirigida pela cineasta negra Juliana Vicente e lança luz sobre a potente juventude negra brasileira contemporânea que contam suas trajetórias e oportunidades geradoras da sua constituição como indivíduo e expressadas pelos seus trabalhos. Em 26 episódios documentais de 15 minutos, grandes nomes contemporâneos - como os rappers Rincon Sapiência e Tássia Reis, a artista Criola, os produtores culturais Jack e Miranda (Batekoo) e a educadora e artista plástica trans Erica Malunguinho entre outros - refletem sobre o Afrofuturismo, como movimento estético e filosófico, sobre os encontros afro diaspóricos e a criação desta rede como geradora de autonomia e potência. Leia mais sobre aqui e assista aqui.

MILO GOES TO...UKULELE!

O frontman da lendária banda de punk-rock Descendents Milo Aukerman nunca foi de se posicionar muito politicamente mas as eleições presidenciais nos EUA se aproximando e a possibilidade de reeleição de Trump tem feito muitos artistas não só se posicionarem contra a continuidade desse governo como também se engajarem como nunca antes visto na conscientização dos jovens a votarem, já que por lá o voto não é obrigatório. Durante a quarentena Milo compôs três músicas de protesto que inicialmente seriam gravadas com a banda, mas com o isolamento social se estendendo ele resolveu pegar um ukulele e colocar toda sua raiva pra fora. O resultado pode ser conferido no projeto intitulado "RebUke 45 - Not a LP" recém-lançado pelo selo Epitaph Records. Confira os lyric videos no Youtube ou ouça os três sons no Spotify. Você nunca vai olhar para um Ukulele da mesma forma! 

DEFTONES - OHMS

Se o gênero do rock em geral vem respirando por aparelhos e há um tempo não revela novos talentos, existem bandas que mantém a chama acesa e certamente uma delas é o Deftones. Ohms é o nono disco de estúdio da banda californiana, que alterna entre momentos de sufocante turbulência e pequenos respiros instrumentais. Entre muito barulho, vozes berradas, batidas e ambientações sujas instantes de maior leveza. Um misto de caos e doce melancolia que encaixaria perfeitamente como trilha se 2020 fosse um filme. Leia mais sobre aqui e ouça aqui.

SA-ROC "THE SHARECROPPER’S DAUGHTER"

O sempre sagaz OPS deu a letra e fomos conferir! O novo disco da SA-ROC, mc estadunidense, parte do squad do selo Rhymesayers, mostra a maturidade e a serenidade de quem não é nenhuma novata na cena, entregando mais uma vez seu flow rápido e rimas afiadas e trazendo participações de peso de nomes como Black Thought, Saul Williams, Evidence, Styles P e Chronixx. Confira o clipe de (Re)Volution aqui e ouça o disco aqui.

POR TRÁS DAQUELE SOM

Inspirada no podcast Song Exploder de Hrishikesh Hirway, a série Por trás daquele Som que acaba de chegar no Netflix segue a mesma premissa de desvendar o processo criativo por trás de grandes hits e os primeiros quatro episódios disponibilizados na plataforma trazem Alicia Keys, Lin Manuel Miranda, REM e Ty Dolla $ign. Assista aqui.

PARA SABOREAR

Referências, notícias e tendências do mercado para você não ficar balão.
J BALVIN X MC DONALD'S

Exatamente 1 mês depois de lançar a parceria com Travis Scott, o Mc Donald's anuncia nova colaboração, agora com J Balvin, artista colombiano e um dos maiores expoentes da cena reggaeton global. Assim como na collab com Travis, além de um menu especial, dessa vez composto por Big Mac (sem picles!), batata frita e McFlurry de Oreo, também será lançado uma coleção cápsula com diversas peças de vestuário fruto da parceria entre o artista e a rede de fast food. Mais um ponto para a turma do Ronald, que enquanto assiste a rival fazer campanhas debochadas e provocativas, vem de forma sistemática construindo relevância cultural e se conectando com a nova geração. Saiba mais aqui

UMA DAS ÚLTIMAS CRIAÇÕES DE NIEMEYER GANHOU VIDA

Um dos projetos finais de Oscar Niemeyer - a ‘Esfera Niemeyer’ - acaba de ser inaugurado em Leipzig, Alemanha. Localizada no complexo industrial Techne Sphere, no distrito de Plagwitz, a visão do arquiteto brasileiro agora habita a esquina de uma fábrica do século 19 com vista para a cidade. Saiba mais sobre o projeto aqui.

ODEIA MÁSCARAS? SEUS PROBLEMAS ACABARAM!

Além de contar com um sistema de ventilação integrado que permite com que você respire tranquilamente, o capacete inspirado nas vestimentas espaciais desenvolvido pela Hall Labs em Utah promete por $ 199 dólares garantir mais conforto, segurança, não embaçar e ainda te deixar com um visual futurista e espacial de causar inveja. Leia mais aqui e garanta a sua aqui.

TINTA INSPIRADA EM BORBOLETAS PODE SER O FUTURO PARA CIDADES MAIS FRESCAS

Parece até ficção científica mas a Cypris Materials criou uma tinta inspirada nas asas das borboletas azul morfo, que obtém sua cor a partir de ondas de luz azuis refletidas na nanoestrutura das próprias asas. Como nas asas da borboleta, a tinta de Cypris funciona por meio da reflexão, então a cor vem de ondas de luz específicas que refletem na nanoestrutura da tinta. Seu poder de refletir raios UV e manter construções mais frescas promete reduzir o uso de ar condicionado, por exemplo, em até 20%. Leia mais sobre aqui e assista a um vídeo explicando sobre a tecnologia aqui.

NIKE E SEU PRIMEIRO FILME DE E-SPORTS

A peça é uma criação da W+K Shangai e mostra de forma divertida que até os atletas de e-sports podem ter um melhor desempenho melhor com preparo físico e uma rotina de treinos. Assista ao filme aqui.

808303.STUDIO

808303.studio é uma plataforma de criação musical divertida e educacional criada por Yuri Suzuki, Roland, Counterpoint Studio e Pentagram que permite aos usuários gravar faixas e compartilhá-las nas redes sociais. A plataforma emula o som da bateria eletrônica TR-808 original e do sintetizador de baixo TB-303 - ambos instrumentos mudaram a cara da música eletrônica com seu som único e estão em exibição na exposição 'Electronic: From Kraftwerk to the Chemical Brothers' do The Design Museum. Coloque um fone, aumente o som e divirta-se! 

PARA COMER COM OS OUVIDOS

Porque a música é o alimento da alma.

O vigésimo terceiro volume da Dabba Dabba Hey - 78 Tião do meu Coração é uma compilação coletiva do staff Dabba em homenagem ao mestre Tim Maia.

"O Rio de Janeiro é um lugar coberto de montanhas, nessas montanhas os sambistas levavam anos de suas vidas para chegar ao topo e apreciar o remédio para a tristeza. Num dia 28 de Setembro, nascia Sebastião Rodrigues Maia responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira. Um pouco atrasados sabemos, mas nós não poderíamos perder a oportunidade de pensar em uma playlist comemorando o aniversário de 78 anos de nascimento do eterno síndico!"

Ouça DABBA DABBA HEY VOL.23 e aproveite pra seguir a Dabba no Spotify. 

PARA ACOMPANHAR

Uma deliciosa seleção de perfis e projetos para você seguir de pertinho.

HYURO

O trabalho da Hyuro é íntimo e extremamente pessoal. Seu universo, perturbador e sedutor. Sua linguagem honesta e aberta. Usa a parede como espelho e sua pintura resgata o eco daquela conversa consigo mesma. Argentina radicada na Espanha, a artista é considerada um dos principais expoentes femininos do novo muralismo.

Acompanhe: @h_y_u_r_o

MAÍRA ERLICH

Recifense, fotógrafa desde 2006, sempre procurando incluir pessoas e suas situações particulares em suas fotos. O objetivo é que sua fotografia seja honesta e seja um gatilho para um despertar pessoal e social. Depois de fotografar casamentos por oito anos, resolveu desbravar o universo da fotografia documental e já ganhou mais de 50 prêmios ao redor do mundo. Também já colaborou para o The New York Times, The Wall Street Journal e AirBnb.

Acompanhe: @mairaerlich

POST_VANDALISM

Perfil dedicado a trabalhos de arte contemporânea conectados com a estética e os conceitos do graffiti e da pixação. 

Acompanhe: @post_vandalism
 

Website
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Email
Chegou na Marmita agora e quer conferir as edições anteriores? Acesse nosso arquivo

Quer dar um salve ou fazer alguma sugestão de pauta para as próximas edições? Escreva pra gente.

Se não quiser mais receber as nossas Marmitas, tá tranquilo, é só clicar aqui.

Ouça Impulso Criativo, nosso podcast sobre a relação entre skate e criatividade.

Ouça Localismo, nosso podcast sobre empreendedorismo e consumo local.

© 2020 Marmita Dabba - Todos os Direitos Reservados.

Marmita é uma iniciativa da DABBA
+55 11 3813-1960 | Rua Aspicuelta, 91 . 1° Andar
Vila Madalena . São Paulo . SP . Brasil