Copy
Veja esse e-mail no navegador
Ainda não é inscrito na Marmita?

Marmita #37 entregue! Nessa edição trouxemos os tambores de D2, Andre 3000 com Tyler, Afrosurf, Fleet Foxes, Flora Matos, Embrazado, SXSW 21 e muito mais.

Apresentamos também o projeto que estamos literalmente colocando na rua para a Converse junto com o artista Rimon Guimarães. E a playlist Dabba Dabba Hey da semana, que é um catadão de sons globais feitos ou inspirados nos anos 1980 e compilados pelo nosso parça original da Penha e radicado em Londres, Felipe Ribeiro.

Essa edição é dedicada ao professor e precursor da nossa cultura de rua Gerson King Combo, que nos deixou essa semana. Nós te amamos, brother! 

PARA EXPERIMENTAR

Lançamentos fresquinhos que você não pode deixar de provar.
MARCELO D2 - ASSIM TOCAM OS MEUS TAMBORES

Pra quem acompanha a Marmita há um tempo já sabe que o D2 vem produzindo na quarentena um novo disco, totalmente colaborativo com seus fãs e diversos músicos, através da plataforma Twitch. Finalmente, neste sábado 26 vai rolar o evento (virtual, é claro) de lançamento do projeto, que assim como o antecessor Amar é para os Fortes também é uma obra transmídia e conta com disco, filme e coleção cápsula de roupas em parceria com o estilista P. Andrade. O disco conta com participações de nomes como Anelis Assumpção, Baco Exú do Blues, BK', Criolo, Djonga, Don L, Eduardo Santana, Helio Bentes, Ivan Conti "Mamão", João Parahyba, Jorge du Peixe, Juçara Marçal, Kassin, Kiko Dinucci, Luiza Machado, Nobru, Ogi, Rodrigo Tavares, Rogê, Russo Passapusso, Sain e Thiago França. Já a produção das batidas ficaram na responsa do Nave, DJ Nuts, Kamau, Dr. Drumah, Barba Negra e Tropkillaz. Time fraquinho, né não? Acompanhe o lançamento no canal do D2 na Twitch e ouça o resultado em sua plataforma de streaming favorita.

E SE ANDRE 3000 FIZESSE UM FEAT. COM TYLER, THE CREATOR?

O DJ Critical Hype pensou em algo maior que isso! Nesse projeto chamado "ANDRE", o DJ fez um mashup de 34 músicas, colocando as rimas do André 3000 por cima dos beats produzidos pelo Tyler, que também liberou alguns instrumentais nunca lançados, acompanhou de perto a produção do "álbum" e ainda por cima ficou cobrando o DJ pra soltar essa beleza sonora. Você pode ouvir esse e outros projetos foda de mashup do Critical Hype no perfil dele no Audiomack.

AFROSURF - O LIVRO

AfroSurf é o primeiro livro a documentar e celebrar de forma abrangente o surf e a cultura de rua relacionada na África. A herança do surfe no continente e sua abordagem única são em grande parte ainda não documentadas. O livro irá explorar o poder do surf africano e sua crescente, revigorante e inspiradora influência, de Marrocos à Somália, Senegal, Moçambique, África do Sul e além. Esse projeto incrível acaba de ser viabilizado via crowdfunding e em breve deve ganhar as ruas e praias desse mundão. Saiba mais nessa matéria da Monster Children e nesse vídeo.

FLEET FOXES - SHORE

Essa é daquelas bandas que você pode confiar, nunca decepciona. Em seu quarto álbum de estúdio, o cantor e compositor Robin Pecknold e banda refinam e aprimoram seu já consagrado indie-folk-rock resgatando o clima aventureiro e otimista presente em suas primeiras obras. Para os fãs brasileiros, a surpresa fica para a participação de Tim Bernardes, da banda O terno cantando em português na faixa “Going-to-the-Sun Road”. Ouça aqui.

FLORA MATOS CHAMOU NA GUITARRA

Mostrou que é poliglota e colocou na rua seu novo single, "I Love You". Com a palavra, a artista: "Essa track é resultado da minha primeira experiência com uma guitarra. No álbum Eletrocardiograma eu toquei violão, mas guitarra tem um timbre e uma alma diferente. Acho que eu desenvolvi uma estética interessante pra essa letra que fala de amor de uma forma muito brasileira e ao mesmo tempo muito universal”. Confira o clipe aqui e ouça o novo single no Spotify ou em sua plataforma de streaming predileta.

STUDIO GHIBLI LIBERA 400 STILLS GRATUITOS DE SEUS FILMES

O amado Studio Ghibli, publicou essa semana que estará lançando, de tempos em tempos, dezenas de fotos oficiais de seus filmes de forma gratuita, desde que "usadas dentro dos limites do bom senso", segundo o site. Pra começar, são 400 imagens em alta definição de 8 títulos, entre eles "A Viagem de Chihiro", "As Memórias de Marnie" e "Ponyo". Vale o check!

PARA SABOREAR

Referências, notícias e tendências do mercado para você não ficar balão.
EMBRAZADO

Embrazado é um novo portal de conteúdo dedicado a cavoucar, mapear, difundir e reverberar a música que ecoa pelos becos, vielas, vilas, favelas, enfim, pela periferia de norte a sul do país, fruto da inventiva união de quatro pesquisadores pernambucanos: GG Albuquerque, Igor Marques, Rodrigo Édipo e Igor Jatobá. Instigados pela revolução criativa da música de periferia, eles inicialmente começaram a organizar uma festa local para tocar as novidades. Virou um sucesso. Da pista, partiram para um podcast e, agora, gerenciam o portal que é um verdadeiro documento histórico sobre os sons que vêm das margens. Acesse o portal aqui e leia uma entrevista na Noize para saber mais sobre esse incrível projeto.

BRAZILIANS WHO DESIGN

Brazilians Who Design é um repositório para celebrar o trabalho de designers brasileiros e mostrá-lo para o mundo. O objetivo é inspirar designers mais novos a diversificarem suas referências, designers mais experientes a diversificarem sua rede de contatos, e empresas a diversificarem seus talentos. A plataforma subiu essa semana mas ainda está em construção e diariamente novos nomes devem aparecer por lá. Leia mais sobre o projeto aqui e acesse o site aqui.

SXSW ANUNCIA EDIÇÃO ONLINE PARA 2021

O South by Southwest acaba de anunciar a sua edição 2021, que será realizada online por conta da pandemia de Covid-19. “Esse tem sido um ano de mudanças e nós, como o mundo inteiro, estamos reformulando nossa perspectiva sobre como nos conectamos. Temos o prazer de apresentar o SXSW Online como parte do nosso programa para 2021 e, independentemente da plataforma, continuaremos a reunir as mentes mais brilhantes das indústrias criativas em todo o mundo”, disse em comunicado oficial o Roland Swenson, CEO e cofundador do evento. O SXSW Online acontecerá de 16 a 20 de março de 2021. Além da versão online, também se cogita realizar uma edição presencial em Austin, que ainda está sendo estudada junto a administração da cidade e autoridades de saúde pública. Saiba mais aqui.

ATUALIZAÇÃO DO ZOOM TRAZ RECURSO PARA INTERPRETAÇÃO EM LINGUAGEM DE SINAIS

A mais recente atualização do Zoom traz mais acessibilidade à plataforma com a adição de três opções principais de acessibilidade, cada uma focada principalmente em deixar os intérpretes de linguagem de sinais mais visíveis na tela.

De acordo com Jen Hill, gerente de marketing da Zoom, os novos recursos foram pensados para ajudar a comunidade de deficientes auditivos que precisam utilizar o serviço. Continue lendo aqui.

"NA REAL COM O DINHEIRO" É A NOVA SÉRIE DO PORTAL KONDZILLA, COM O FAVELADO INVESTIDOR.

O Portal KondZilla em parceria com o Iti lançam a série “Na Real Com o Dinheiro”, que traz o Murilo Duarte, o Favelado Investidor, pra dar o papo reto sobre como usar soluções bancárias digitais para problemas financeiros reais. Diretamente da zona oeste de São Paulo, da quebrada do João XXIII, Murilo vai trazer exemplos de empreendedores de favela para apresentar soluções em quatro episódios.

PARA COMER COM OS OUVIDOS

Porque a música é o alimento da alma.

O vigésimo primeiro volume da Dabba Dabba Hey - Radio Pangea é assinado por Felipe Ribeiro, amigo, designer e diretor de arte paulistano, ex-Dabbawala, radicado em Londres. 

"Essa playlist é um catadão de sons globais feitos ou inspirados nos anos 80 (ou final dos 70). Sou fascinado pelos temperos que cada cultura traz pra música e como as tendências se transformam sempre que chegam num lugar novo".

Ouça DABBA DABBA HEY VOL.21 e aproveite pra seguir a Dabba no Spotify. 

PARA ACOMPANHAR

Uma deliciosa seleção de perfis e projetos para você seguir de pertinho.

QUEBRADINHA

Quando divulgamos no instagram da Dabba o perfil do artista alemão AQUAGRINGO, em um dos comentários indicaram o perfil do Quebradinha, projeto do artista brasileiro Nene FXO, também conhecido como Menino do Drone, que tem uma pegada parecida ao produzir miniaturas de fachadas de casas mas com aquele tempero inconfundível das vielas e quebradas brasileiras, o que nós curtimos muito por aqui!

Acompanhe: @quebradinha_

ALEXIS CHRISTODOULOU

Alexis é um artista autodidata da Cidade do Cabo, África do Sul. Começou a utilizar programas de criação 3D como hobby e hoje, tem seu estúdio, criando arquiteturas digitais inimagináveis com um toque bem moderno e design minimalista.

Acompanhe: @teaaalexis

MARINA BENZAQUEM

Carioca, fotógrafa e filmmaker, Marina, mesmo nascida em 1999, apresenta um estilo bem definido. Os principais elementos vistos em suas fotos são sobre gênero, juventude, sexualidade e os corpos das pessoas, seja em seu trabalho com moda, música ou projetos pessoais.

Acompanhe: @zabenzi

PARA DIVIDIR

Um pouco do que botamos na rua e queremos dividir com você.

FLORESTAS URBANAS DA CONVERSE

O projeto, uma iniciativa global da Converse, prevê a criação "murais ecológicos" em cidades do mundo todo através do uso de uma tinta fotocatalítica, que usa a energia solar para ajudar a purificar o ar local. Essa tecnologia usa a energia da luz para decompor os poluentes atmosféricos nocivos e convertê-los em substâncias inofensivas. Qualquer superfície revestida com esta tinta torna-se uma superfície purificadora de ar ativa que ajuda a proteger as pessoas de gases nocivos. A iniciativa já conta com murais finalizados na Tailândia, Polônia e Sérvia e agora chega ao Brasil, onde a Dabba assumiu a gestão local do projeto e teve papel fundamental no mapeamento do melhor local para a intervenção - uma empena localizada nas margens do Minhocão no centro de São Paulo, local com alta densidade de carros e altamente poluído - além da curadoria artística e de toda a produção e execução da obra junto ao artista convidado, o curitibano Rimon Guimarães e a documentação de todo o processo em parceria com a Vurb. O painel está sendo finalizado nessa semana e equivale a 750 árvores plantadas e a obra foi batizada de "Pindorama", inspirada nos povos originários, em uma época em que São Paulo era uma selva, mas ainda não de pedra. Até o final do ano o projeto global prevê a produção de mais de 14 mil metros quadrados de murais ao redor do mundo, o equivalente ao plantio de aproximadamente 40 mil árvores. Saiba mais sobre esse projeto incrível aqui.

Website
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Vimeo
Email
Chegou na Marmita agora e quer conferir as edições anteriores? Acesse nosso arquivo

Quer dar um salve ou fazer alguma sugestão de pauta para as próximas edições? Escreva pra gente.

Se não quiser mais receber as nossas Marmitas, tá tranquilo, é só clicar aqui.

Ouça Impulso Criativo, nosso podcast sobre a relação entre skate e criatividade.

Ouça Localismo, nosso podcast sobre empreendedorismo e consumo local.

© 2020 Marmita Dabba - Todos os Direitos Reservados.

Marmita é uma iniciativa da DABBA
+55 11 3813-1960 | Rua Aspicuelta, 91 . 1° Andar
Vila Madalena . São Paulo . SP . Brasil