Copy
Veja esse e-mail no navegador
Ainda não é inscrito na Marmita?
Está na pista a Marmita #48, a penúltima desse ano que parece não ter fim.

Se joga no scroll que tem muita coisa legal que nossos Dabbawalas separaram pra você, entre lançamentos musicais, novidades no universo canábico, da moda, arte, tecnologia e mais.

Para acompanhar, a Dabba Dabba Hey dessa semana tá fina, com uma seleta de brasilidades compilada com carinho pela nossa amiga, fotógrafa e produtora Ivana Debértolis.

Enjoy!
PARA EXPERIMENTAR

Lançamentos fresquinhos que você não pode deixar de provar.

SHARON JONES AND THE DAP-KINGS – JUST DROPPED IN (TO SEE WHAT CONDITION MY RENDITION WAS IN)

Eis que na finaleira deste ano ímpar a Daptone Records acaba de lançar um disco póstumo da maravilhosa Sharon Jones, com uma compilação de covers inéditos interpretados pela cantora de artistas do calibre de Stevie Wonder, Prince, Janet Jackson e The Wailers, só para citar alguns. Ouça essa belezura aqui.

HOT E OREIA - DOMINGO | PRESENÇA

A dupla ASAP Manga e Gangsta da Roça, mais conhecidos como Hot e Oreia, lançaram essa semana o produto audiovisual para as músicas “Presença” e “Domingo”. As duas faixas, que já são sensacionais por terem a presença de músicas de Nelson Ned e Caetano Veloso, agora tem a sua “cara” e tá muito lindo. Com direção de Belle de Mel e inspiração clara em Bacurau, essa obra possui dezenas de referências a quadros clássicos e o puro creme de cultura brasileira do início ao fim. Coloca seu “shortinho tactel" e aperte o play!

DEATH TO 2020

Pensa em um ano estranhamente bizarro, pois é 2020. Considerado por muitos como o pior ano da história moderna, os criadores de Black Mirror estão pondo na mesa suas versões criativas de 2020. Com o título de Death to 2020, foi anunciado como um “evento de comédia catártica” e será estrelado por Samuel L. Jackson, Lisa Kudrow, Leslie Jones, Hugh Grant, Kumail Nanjiani, Tracey Ullman, Joe Keery, Cristin Milioti, Samson Kayo, Diane Morgan e muito mais. Como diz a própria sinopse oficial da Netflix: “2020: um ano tão [insira o adjetivo escolhido aqui], mesmo os criadores do Black Mirror não conseguiram inventar ... mas isso não significa que eles não tenham algo a acrescentar”. Agora basta esperar para ver o que vem por aí e enquanto isso você pode conferir o trailer aqui e ler um pouco mais sobre aqui.

KID CUDI – MAN ON THE MOON III: THE CHOSEN

Foi anunciado oficialmente o sétimo álbum de Kid Cudi que será lançado amanhã. Intitulado Man On The Moon III: The Chosen é composto por 18 canções e o projeto inclui recursos do falecido Pop Smoke, Skepta, Trippie Redd e Phoebe Bridgers. O álbum é a terceira peça da sua trilogia Man on the Moon que começou em 2009 com The End of Day e em seguida por The Legend of Mr. Rager em 2010. Para anunciar o novo álbum Kid Cudi também lançou um teaser de 21 segundos chamado THE TRILOGY CONTINUES. Por ora o álbum está disponível para encomenda aqui e você pode conferir o teaser aqui.

AMARELO DO EMICIDA SAIU NA NETFLIX

Como adiantamos na Marmita #40, a Netflix liberou nesta terça-feira, dia 08.12, AmarElo - É Tudo Pra Ontem. Mais do que um Show do Emicida no Teatro Municipal de São Paulo, é também uma forma documental da história, importância e celebração da arte e cultura negra no Brasil. Dirigido por Fred Ouro Preto e produzido por Evandro Fióti, não há mais desculpa para não ver esse espetáculo. Confira aqui o trailer da Netflix e clique aqui para assistir.

GWEN STEFANI ESTÁ DE VOLTA E COM O SEU ANTIGO SKA

Gwen voltou e acaba de lançar ‘Let Me Reintroduce Myself’ com uma pitada do Ska da época de No Doubt. Esse single marca seu primeiro lançamento em quatro anos após o álbum de 2016 ’This Is What The Truth Feels Like’, mas a cantora já apareceu recentemente com o seu álbum festivo de 2017 ‘You Make It Feel Like Christmas’ que recebeu este ano uma reedição de luxo, em outubro transformou os clássicos ‘Don’t Speak’ e ‘Spiderwebs’ do No Doubt em canções country para um esboço na TV dos EUA, e apareceu no The Tonight Show do Jimmy Fallon, onde participou de um esquete chamado “Gwen Stefani’s Gone Country”. Confira um vídeo com a letra da música no próprio Youtube da cantora e caso queira apenas ouvir, clique aqui.

PARA SABOREAR

Referências, notícias e tendências do mercado para você não ficar balão.
BALENCIAGA LANÇA GAME PARA APRESENTAR NOVA COLEÇÃO

E a fashion house Balenciaga é mais uma das marcas de moda a inovar e apostar em um lançamento digital para sua coleção de Outuno 2021, com a criação de um jogo batizado de "Afterworld - The Age of Tomorrow". Ao escolher um dos avatares, o jogo nos leva a um passeio em 2031, apresentando um futuro próximo, que pode parecer decadente no início, mas está longe de ser uma visão distópica, mostrando, em vez disso, o lento retorno a um equilíbrio mais saudável entre natureza e indústria. Saiba mais sobre o projeto aqui e confira o jogo aqui.

O VAR ENTROU EM AÇÃO E A ANVISA APROVOU MAIS UM GOL PARA O USO TERAPÊUTICO DA CANNABIS

Mesmo com os representantes do governo votando contra a reclassificação Cannabis na Comissão de Narcóticos da ONU, parece que o mercado para essa simpática plantinha não para de crescer por vias legais. A Anvisa aprovou recentemente um pedido de patente para uma goma de mascar à base de Cannabis contra dor crônica. Apesar de já ter negado em 2019 um pedido de autorização prévia para a patente da goma com canabinoide, uma decisão judicial “chamou o VAR” obrigando uma nova análise neste ano, e parece que o gol foi validado. Saiba mais aqui.

OS MELHORES DISCOS DO ANO SEGUNDO A PITCHFORK 

Você ame ou odeie, a sempre esperada lista da Pitchfork com os melhores lançamentos musicais do ano saiu! Seja para você concordar, discordar, falar bem, falar mal ou simplesmente correr atrás para ouvir aquele disco que passou batido nesse ano tão nefasto. Confira e tire suas próprias conclusões aqui.

DAS BRIGAS DE RUA ENTRE HOOLIGANS AO MERCADO DE LUXO

Parece que mais uma vez a moda das ruas meteu o pé no mercado de luxo e proporcionou aquisições literalmente bilionárias. Famosa por suas roupas perfeitamente projetadas e repletas de atributos tecnológicos, a Stone Island ganhou notoriedade nas ruas de Londres por entrar no guarda-roupa casual dos Hooligans, e logo se tornou um símbolo de status entre amantes do futebol e da cultura urbana em toda a Europa. A partir daí não demorou muito para a marca cair no gosto dos hypeabeasts obcecados por peças de extrema qualidade e também músicos influentes na Cultura Pop, como por exemplo Drake. Todo este sucesso e lealdade dos clientes por uma marca relativamente pequena chamou atenção da indústria da moda, e recentemente a marca de luxo italiana Moncler anunciou a aquisição de 100% da Stone Island, em uma transação avaliada em € 1,15 bilhões (cerca de US$1,4 bilhão). Quer saber o que será do futuro da Stone Island agora? Então clique aqui e confira uma entrevista com Remo Ruffini, CEO da Moncler.

THE BEATLES - SGT. PEPPER'S

O artista britânico Chris Barker mais uma vez recriou a capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, com imagens de personalidades que se foram em 2020.

A homenagem deste ano inclui nomes como Eddie Van Halen, Neil Peart (Rush), Chadwick Boseman, Diego Maradona, Kobe Bryant, Ennio Morricone, Little Richard, Kirk Douglas, David Prowse, Sean Connery, George Floyd, entre muitos outros. Confira  aqui.

BREAKDANCE VIROU MODALIDADE NAS OLÍMPIADAS DE 2024

Após a inclusão do skate, surfe e escalada como esportes olímpicos, nesta segunda-feira, 07.12, o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu o breakdance na lista e o esporte está programado para estrear nos Jogos de Paris de 2024. A ideia é atrair um público mais jovem nos Jogos de Paris e mesmo o breakdance nunca ter aparecido nas Olímpiadas, ele já fez a sua estreia em 2018 no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, que foi organizado pela World DanceSport Federation. E há apenas uma grande competição da modalidade, de nível mundial, a BC One (Break Championship) criada pela Red Bull. Para saber mais sobre, clique aqui.

2020, O ANO QUE AS PESSOAS SE SENTIRAM MAIS CRIATIVAS E NO MEIO DE UMA PANDEMIA GLOBAL

O WeTransfer divulgou os resultados do seu terceiro relatório anual de ideias, e este ano contaram em sua pesquisa com 35.000 pessoas do ramo criativo em 183 países. Em 2020 a empresa explorou como uma pandemia global afetou as ideias criativas e relataram que 45% do entrevistados “tiveram ideias mais criativas” devido a mudanças em seu ambiente de trabalho, 1/3 das pessoas se sentiram mais criativas do que o normal, e enquanto 1/5 se sentiu mais inspirado. Vale a pena conferir o relatório inteiro e ver como a pandemia teve um mini lado bom.

COMO A ARTE E O DESIGN PODEM AJUDAR EM TEMPOS DE CRISE

Todos sabemos que a arte e o design têm um papel fundamental na sociedade. Ambos têm o poder de traduzir visualmente qualquer informação e documento, além de também provocar e trazer sensações de conforto, esperança e entre outros. Esse ano nos deparamos com a pandemia da Covid-19, e a própria ONU em abril lançou um briefing aberto para designers do mundo inteiro para comunicar mensagens que pudessem vir a salvar a vida de milhares de pessoas do vírus.  

O portal de conteúdo Its Nice That publicou uma matéria com o head de design da Gretel, Dylan Mulvaney, que explora a história visual de como o design e a arte desempenharam um papel trivial na comunicação de informações durante as epidemias de gripe, poliomielite e HIV/AIDS. Eles selecionaram alguns trabalhos para contar essa linha visual e toda a influência também do período artístico nas comunicações, e vai desde um quadro não acabado do Schiele até um concurso que pela primeira vez uniram o MoMa e um grupo nacional de saúde para combater o surto de poliomielite. Confira aqui a seleção desses trabalhos e quem sabe eles não nos inspire nesse momento.

A EVOLUÇÃO DOS AIRPODS

A Apple continuou a evolução da sua família de AirPods anunciando o novo AirPods Max. Eles são a versão da Apple do clássico headphone, mas que combinam o design e algumas funcionalidades dos já lançados AirPods - fones de orelha sem fio, cancelamento ativo de ruído, modo de transparência, áudio espacial, EQ adaptável e design acústico personalizado são algumas das funções do novo modelo. E o seu destaque é a bateria, que segundo a Apple dura 20 horas de áudio, conversação ou reprodução de filmes. O novo design terá 5 opções de cores e está previsto para ser lançado no dia 15 de dezembro. Confira mais aqui.

EMPREENDER EM 2020 FOI UMA VERDADEIRA ARTE

Para a sua campanha de final de ano, o Squarespace trabalhou ao lado do artista Ignasi Monreal para criar o Browser History. O projeto retrata em obras épicas do estilo renascentista a história de seis usuários da plataforma, que conseguiram adaptar os seus negócios durante a pandemia da Covid-19. O artista é conhecido justamente por sua abordagem brilhantemente moderna dos estilos de pintura clássicos e não à toa foi o escolhido para essa campanha. Confira o site da campanha aqui e saiba mais sobre o artista aqui.

O FACEBOOK NÃO DESISTIU, NÃO!

Enquanto vivemos uma nova onda de crescimento das criptomoedas com forte adoção institucional e o Bitcoin atingindo sua alta histórica na semana passada, o Facebook deixou claro que está longe de desistir dos seus planos neste promissor universo. Após a Libra ser anunciada globalmente em Julho de 2019, o projeto foi duramente atacado por legisladores nos principais países do mundo, perdeu o apoio de grandes corporações, e logo foi obrigado a recuar para aperfeiçoar sua estratégia. Com isso, a Libra agora foi batizada como Diem, e será uma criptomoeda estável vinculada à cotação do dólar. Segundo David Marcus, Diretor do Facebook Financial, tanto a moeda Diem quanto a carteira Novi devem ser lançadas até o fim de 2021. Confira a notícia completa por aqui, e saiba tudo sobre o Diem Dollar no site do projeto.

PARA COMER COM OS OUVIDOS
 
Porque a música é o alimento da alma.
O trigésimo primeiro volume da Dabba Dabba Hey - Everyday Brasil  é assinado pela nossa amiga Ivana Debértolis, fundadora e curadora do @everydaybrasil, um projeto de fotografia integrante do Everyday Projects, que nasceu na África (Everyday Africa) em 2012. Uma plataforma com mais de cinquenta fotógrafos que tem como objetivo mostrar o cotidiano por meio da fotografia documental, expandindo o conhecimento sobre nossa cultura, lugares, pessoas, situações e acontecimentos importantes. Para ilustrar a capa, ela escolheu a imagem do fotógrafo é Antonello Veneri. Se joga nos sons dos mais de quatro cantos do Brasil!

"Uma seleção musical inspirada no Everyday Brasil, projeto que documenta o cotidiano do país e sua diversidade por meio da fotografia. Um recorte de nossa identidade em imagens sonoras carregadas de memórias, histórias, desejos e ritmos. Além de todas as inevitáveis imagens que uma canção é capaz de produzir, música e fotografia têm em comum o poder de gerar reflexão e compreensão sobre a cultura que nos define. Em imagens e sons, sigamos vibrando esperança por um Brasil que possa, o quanto antes, renascer em sua essência".


Ouça DABBA DABBA HEY VOL.31 e aproveite pra seguir a Dabba no Spotify. 

PARA ACOMPANHAR

Uma deliciosa seleção de perfis e projetos para você seguir de pertinho.

NEW YORK NICO

Nicolas Heller, é conhecido por rastrear lendas, como Dan Smith, um professor de guitarra que há anos postou seus cartazes anunciando suas aulas de guitarra em Nova York, Elizabeth Sweetheart, de 80 anos, também conhecida como Dama Verde do Brooklyn, que se veste apenas de verde , e vive apenas no verde, e Patrick Barr, ou melhor, Tiger Hood, um jogador de golfe de rua que joga caixas de leite em toda a cidade. Durante o lockdown, enquanto muitas pequenas empresas experimentaram uma grande falta de tráfego de clientes, Heller tem contado suas histórias para seus quase meio milhão de seguidores.

Acompanhe: @newyorknico

JAS PETERSEN

Jas Petersen é artista visual e pintora. Seu trabalho explora o conceito de Fastgirl, um fascínio singular que está no centro do trabalho da artista há mais de uma década. Por meio de uma série de retratos de amadurecimento, Jas se esforça para cultivar um diálogo em torno da identidade, do empoderamento e da forma feminina.


Acompanhe: @jas_petersen

CEPI

Um projeto que incentiva e coordena a criação e exposição de manifestações artísticas dentro das periferias, criado a partir da observação da intensificação dos problemas já existentes nas comunidades por conta do distanciamento causado pela pandemia.


Acompanhe: @cepinterseccao

Website
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Email
Chegou na Marmita agora e quer conferir as edições anteriores? Acesse nosso arquivo

Quer dar um salve ou fazer alguma sugestão de pauta para as próximas edições? Escreva pra gente.

Se não quiser mais receber as nossas Marmitas, tá tranquilo, é só clicar aqui.

Ouça Impulso Criativo, nosso podcast sobre a relação entre skate e criatividade.

Ouça Localismo, nosso podcast sobre empreendedorismo e consumo local.

© 2020 Marmita Dabba - Todos os Direitos Reservados.

Marmita é uma iniciativa da DABBA
+55 11 3813-1960 | Rua Aspicuelta, 91 . 1° Andar
Vila Madalena . São Paulo . SP . Brasil