Copy
Veja esse e-mail no navegador
Ainda não é inscrito na Marmita?

Salve!

A frase do título dessa edição da Marmita é uma das tantas pérolas de Zizo, poeta marginal e protagonista de Febre do Rato, que acaba de chegar na Netflix. Aliás, pra quem não sabe, Febre do Rato é uma gíria nordestina usada para se referir a alguém ou algo que está fora de controle. Como a situação do nosso país e suas 300 mil mortes, falta de leitos de UTI, de oxigênio e de vacinas, por exemplo. 😥

Mas enfim, melhor nem entrar muito nesse assunto porque assim como nós, eu sei que tá todo mundo exausto com tudo isso. Então bora explorar o montão de coisa legal que nós separamos aqui e esperamos que essa newsletter, que comemora a impressionante marca de ses-sen-ta edições lançadas te entretenha, te traga conteúdos inspiradores e a esperança de dias melhores.

Mais do que nunca, se cuidem e até a próxima!

Já é fã da Marmita, sabe que o recheio é de responsa e quer dividir com alguém?

Então clica nos links abaixo e compartilha com o mundão!
Compartilhe Compartilhe
Tweet Tweet
Compartilhe Compartilhe
Compartilhe Compartilhe
PARA EXPERIMENTAR

Lançamentos fresquinhos que você não pode deixar de provar.

FEBRE DO RATO

Febre do Rato é um filme essencial do cinema brasileiro. Dirigido pelo mestre Cláudio Assis e estrelado por Irandhir Santos na pele de Zizo, um poeta anarquista que publica um jornal que tem o mesmo nome do filme e tem uma paixão não correspondida por Eneida (Nanda Costa). O cast conta com nomes de peso como Johnny Hooker, Juliano Cazarré, Maria Gladys, Mariana Nunes e Matheus Nachtergaele. Apesar de ter sido lançado em 2012, por se tratar de um filme arte e ter algumas cenas de sexo que não permitiram que o filme fosse passado na sessão da tarde, não era muito fácil acessar a obra. Mas a Netflix acabou de resolver esse problema e desde sexta-feira passada essa jóia rara do cinema nacional, que inclusive inspirou a música homônima de Marcelo D2, foi disponibilizada no catálogo da plataforma. Assistam e prestigiem o cinema nacional, quem sabe eles não se animam e disponibilizam outras obras primas como essa.

BENNY THE BUTCHER & HARRY FRAUD - THE PLUGS I MET 2

Se no antecessor da série o filho prodígio da crew Griselda responsável por colocar a cidade de Buffalo-NY no mapa do rap estadunidense escalou diversos produtores para trabalhar nas bases do disco, em The Plugs I Met 2 ele deixou toda a produção na responsa do Harry Fraud, um dos produtores mais legais da atualidade na minha humilde opinião, que foi descoberto por French Montana e já trabalhou com diversos outros nomes de peso como Curren$y, Action Bronson e Rick Ross só para citar alguns. Nesse novo trabalho, Benny mostra a maturidade de quem já tem bastante km rodado na cena underground e não precisa provar nada pra ninguém, ao mesmo tempo em que ainda tem muito pra dizer e conquistar.

LAST CHANCE U - BASQUETE

Last Chance U é uma série documental esportiva que já contava com cinco temporadas focadas no futebol americano. Em sua nova temporada o foco agora é no basquete e mais precisamente, no registro documental de uma temporada do East L.A Huskies, time da divisão de base da liga JUCO, formada pelas instituições de ensino superior comunitárias. Ao longo de oito episódios, você vai acompanhar a saga e a correria de um grupo excepcional de jovens e seu técnico obstinado, que entre todos os perrengues e batalhas de vida, sonham em ser campeões estaduais, ganhar uma bolsa para jogar em universidades renomadas, chegar na primeira divisão do basquete universitário e é claro, um dia na NBA. Ah, tem também a trilha sonora que é uma pedrada atrás da outra - Nate Dogg, The Meters, Kendrick Lamar, Bill Withers, Ms. Lauryn Hill, Future e Fela Kuti, só para citar alguns.

RICO DALASAM - DOLORES DALA GUARDIÃO DO ALÍVIO

De braços abertos, como quem recepciona de forma calorosa, Rico Dalasam ilumina a imagem de capa de Dolores Dala Guardião do Alívio (2021, Independente). Produto da dor, relacionamentos instáveis e conflitos vividos pelo rapper paulistano, o trabalho nasce como uma extensão do homônimo registro lançado há poucos meses, porém, estabelece no acolhimento e na perspectiva da afetividade preta a base para cada uma das composições que recheiam o disco. Continue lendo aqui e ouça aqui o disco.

PARA SABOREAR

Referências, notícias e tendências do mercado para você não ficar balão.
TIPOGRAFIA QUE É MÚSICA PROS OUVIDOS

Para a campanha de divulgação de lançamento da peça Amadeus na Turquia, que conta a história de Mozart, a agência local Happy People Project criou a primeira fonte "tocável" e "audível" da história. Composta por 574 caracteres e inspirada em notas musicais e na obra do famoso pianista, além de bonita a fonte é literalmente música para os ouvidos, cada caractere representa uma nota musical e ao escrever você está literalmente compondo uma música. Pra entender como essa loucura toda funciona na prática, assista ao videocase ou leia mais sobre o projeto aqui.

VIRGIL ABLOH + BRAUN

Virgil Abloh fez uma parceria com a empresa alemã de produtos de consumo Braun para redesenhar um de seus produtos icônicos em comemoração ao aniversário de 100 anos da marca, o Wandanlage, um sistema estéreo de parede lançado pela primeira vez no mercado em 1965. Abloh analisou e explorou os designs originais de dentro para fora, utilizando suas influências pessoais para criar uma peça de "Arte Funcional" alinhada com o princípio da Braun de que um bom design é feito para durar. Confira aqui o resultado.

AUDIO DO ZAP ACELERADO

Sabe aquele amigo ou colega de trabalho que adora mandar aqueles podcasts de minutos via mensagem de voz pelo Whatsapp? Então, muito em breve você vai poder poupar um pouquinho do seu preciso tempo de vida aqui nesse plano terrestre e ouvir esses áudios em velocidade acelerada de 1,5x ou 2x. O recurso já se encontra em fase de testes beta tanto pra Android como para IOS e deve ser disponibilizado em alguma atualização num futuro não muito distante. Leia mais sobre aqui.

HUBLOT + OBEY

Dessa vez Shepard Fairey optou por dar vida a uma peça que simboliza uma mandala, um símbolo ornamental que representa a harmonia, o ciclo da vida e os elementos. Este relógio exclusivo, disponível em uma edição limitada de 50 peças no e-shop e boutiques da Hublot, ajudará a arrecadar fundos para a Anistia Internacional, uma ONG que faz campanha para acabar com as violações dos direitos humanos.

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

Uma exposição de arte em Hong Kong intitulada “Viagem no Tempo”, é uma celebração da cultura de rua e seu legado. Inspirada no conceito do clássico cinematográfico dos anos 1980, Somewhere in Time, em que o personagem principal viaja no tempo com o ambiente e a mentalidade certos, a exposição cria o cenário para a meditação, permitindo que o público viaje realmente no tempo. Assim como o portal que traz o público de volta ao final dos anos 1980, uma época de ouro da arte de rua na cidade de Nova York, época em que os artistas Cope2 e sua equipe estavam bombardeando as ruas e os metrôs da cidade com suas tags e grafites incríveis.

EV ESTILOSO

A Alpha Motor Inc é uma startup americana de veículos elétricos com sede em Irvine, Califórnia. A empresa tem como missão a redução da pegada de carbono e o mais legal é que os veículos são muito estilosos, com um visual retrô, todos os modelos chamam a atenção por serem muito diferentes de outros que estamos (ou melhor, estávamos) acostumados a ver pelas ruas. Confira aqui.

ESPORTS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E OPORTUNIDADE PRA MOLECADA DA FAVELA

A Wired soltou uma matéria ontem bem legal falando sobre o crescimento do mercado de ESports no Brasil e como que, mesmo enfrentando todas as adversidades como falta de recursos para comprar equipamentos de última geração ou mesmo coisas básicas como uma conexão de internet decente, a favela tem revelado talentos e a modalidade tem sido para muitos a esperança de ascender na vida e de dias melhores. 

PRIMEIRO RETRATO INTERATIVO

In the Room with Nile Rodgers, foi anunciado como o primeiro retrato interativo por voz do mundo e o mais legal do projeto é que os espectadores podem perguntar ao Rodgers qualquer coisa e o que eles verão será o Rodgers responder, é quase uma sensação de estar entrevistando-o pessoalmente. O projeto foi desenvolvido pelo The Forever Project em conjunto com a Universal Music, a National Portrait Gallery e a Abbey Road Studios. O vídeo-retrato é resultado de dois dias de entrevistas, 350 perguntas e duas câmeras de filme 3D de 8K, e o pessoal tinha como objetivo criar uma experiência que fosse o mais próximo possível de realmente conhecer o Rodgers pessoalmente. A experiência acontece de duas maneiras, o gratuito que te permite fazer apenas 3 perguntas e o pago, que tem o conteúdo completo por £20 sendo 5 por cento indo para a National Portrait Gallery. Segundo a plataforma Its Nice That, é uma espécie de Bandersnatch (alô fãs de Black Mirror) do jornalismo musical.

PARA ACOMPANHAR

Uma deliciosa seleção de perfis e projetos para você seguir de pertinho.

KVVADWO OßENG

Vibrante, brilhante e cheio de vida, é assim que vemos o trabalho do ganense-americano Kvvadwo Oßeng. Artista visual e fotógrafo, seu trabalho explora predominantemente as cores primárias e captura um estilo de vida cotidiana. E embora seu trabalho conte com poses já direcionadas ao invés de serem fluídas, consegue narrar novas histórias, criando uma profundidade aos seus retratos e com isso criando também uma atmosfera em torno deles.

Acompanhe: @kvvadwo

DAVID BLAKE

David Blake (HEKStyle) é um artista multidisciplinar cujo trabalho utiliza a estética de seu entorno para explorar nossa relação com nossas jornadas individuais, que muitas vezes podem ser difíceis e implacáveis. 

Acompanhe: @hekstyle

JULIO VIEIRA

Desde 2001, vivencia a cidade como uma espécie de ateliê, no desenvolvimento de uma pesquisa autoral que amadurece ao longo do tempo. Para ele, a arte é o que se vive: suas impressões sobre si próprio e o meio são retratadas em suas obras, tanto nos muros como nas telas, em um mergulho no universo de cores a partir de um estudo aprofundado de formas e composições orgânicas. Não obstante, os fios da vida se embaralham aos fios das obras e o meio se descortina aos olhos de quem quer vê-la. Passeando pelas ruas de São Paulo, mesmo um transeunte distraído é capaz de se surpreender com suas pinturas, espalhadas em diversos pontos da cidade. 

Acompanhe: @juliovieirasp

PARA DIVIDIR

Um pouco do que botamos na rua e queremos dividir com você.

IMPULSO CRIATIVO COM MURILO ROMÃO

Salve, salve! Chegamos no quinto episódio de Impulso Criativo, uma iniciativa da Dabba que explora a fértil relação entre o skate e a criatividade.

Nesta edição a conversa foi com o Murilo Romão, skatista profissional e idealizador do Flanantes, um coletivo que tem produzido uma série de filmes de skate, publicações, mobilizações políticas e ações sociais.

Murilo é uma jóia rara do skate brasileiro, um cara que consegue como poucos enxergar o skate como expressão criativa, movimento cultural e ferramenta de combate e transformação social. 

E em seus filmes, vem traçando paralelos com teorias filosóficas e acadêmicas de nomes como Michel Foucault, Guy Debord, Jane Jacobs e João do Rio com a mesma naturalidade com que pode ser visto flanando com o seu skate pelo centro da cidade.

Ouça agora no Spotify ou em sua plataforma de streaming favorita!

Website
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Email
Chegou na Marmita agora e quer conferir as edições anteriores? Acesse nosso arquivo

Quer dar um salve ou fazer alguma sugestão de pauta para as próximas edições? Escreva pra gente.

Ouça Impulso Criativo, nosso podcast sobre a relação entre skate e criatividade.

Ouça Localismo, nosso podcast sobre empreendedorismo e consumo local.

Se não quiser mais receber as nossas Marmitas, tá tranquilo, é só clicar aqui.

© 2021 Marmita Dabba - Todos os Direitos Reservados.

A Marmita é uma iniciativa da DABBA
+55 11 3813-1960 | Rua Aspicuelta, 91 . 1° Andar
Vila Madalena . São Paulo . SP . Brasil