Copy
Veja esse e-mail no navegador
Ainda não é inscrito na Marmita?
Salve, salve 2021!

Depois de uma breve e merecida pausa para recarregar as energias, a sua newsletter semanal favorita está de volta, recheada de lançamentos e novidades e comemorando a sua quinquagésima edição.

Também aproveitamos esse retorno para colocar na rua mais um episódio inédito de Impulso Criativo, com um bate-papo muito bacana que rolou com o Fabrício da Costa, ex-skatista profissional e footwear designer na Nike nos últimos 15 anos.

Esperamos que seja um ano mais leve e produtivo para todos nós.

E que venham as próximas cinquenta!
PARA EXPERIMENTAR

Lançamentos fresquinhos que você não pode deixar de provar.
GAL 75

A maravilhosa Gal Costa como parte da celebração de seus 75 anos de vida e 55 de carreira tem lançado recentemente diversas releituras de clássicos da sua carreira e da música brasileira cantando ao lado de cantores da nova geração, e é um mais maravilhoso do que o outro. Os últimos lançamentos agora na primeira semana de 2021 foram ao lado de Tim Bernardes, uma linda releitura de Baby e Paula e Bebeto, em dueto com Criolo. Além desses já foram lançadas parcerias com Rodrigo Amarante, Rubel, Zé Ibarra e Zeca Veloso, entre outros. Além do lançamento digital, a Biscoito Fino promete lançar no mês que vem a compilação de todos os singles em vinil. Confira a playlist com todos os lançamentos aqui.

MMXXI POR PARTEUM

O primeiro dia de janeiro é com certeza um mix de ressaca, lista de metas e muita motivação pra um ano melhor que o último.

Pra acompanhar essa renovação, já virou comum a notificação de uma nova produção de Fábio Luiz ‘PARTEUM’ e esse ano, recebemos de presente um EP de 5 faixas compostas, arranjadas e produzidas por ele mesmo pra você ter certeza que 2021 começou. Coloca o capacete que lá vem pedrada!

CRIOLO - FELLINI

Depois de lançar na finaleira do ano o pesado single "Sistema Obtuso'', o mestre Criolo (Doido) acaba de lançar mais um single inédito, "Fellini''. Apesar de não chegar com um clipe monstrão com superprodução como fez no lançamento anterior, quando a música é boa e tem conteúdo pouco importa a embalagem. O cara começou no rap, fez samba, mpb, afrobeat e agora flerta com o trap e com o funk e continua dando nó na orelha da galera. O estilo é só um meio quando se tem o que dizer. Dá um check aqui.

QUE PORRA DE SÉRIE É ESSA, NETFLIX?

Se você abriu o Netflix essa semana e ficou sem entender nada quando viu “A História do Palavrão” nos lançamentos, bem-vindo(a) ao clube.

Apresentada por Nicolas Cage, essa série documental vai guiar você numa ideia bem bizarra porém engraçada de descobrir a origem de alguns dos palavrões mais utilizados pelos moradores do país Estados Unidos.

Se você gosta de The Office e adjacências, com certeza vai gostar desta merda também.

WHOLE LOTTA RED - PLAYBOI CARTI

E eis que bem no natal, Playboi Carti colocou na pista seu terceiro álbum de estúdio, Whole Lotta Red. O lançamento bateu forte por aqui e surpreendeu pelo equilíbrio entre o flerte com o pop e o experimentalismo, mostrando que o jovem rapper de Atlanta de apenas 24 anos sabe muito bem que já conquistou seu lugar na cena e é um dos queridinhos da efervescente cena trapper global. Nesse contexto, as participações de Kanye West, Kid Cudi e Future são um mero detalhe. Ouça aqui.

JÁ MEDITOU HOJE?

Inspire, expire e comece o ano de 2021 com a mente saudável com a série documental "HEADSPACE - MEDITAÇÃO GUIADA", uma série de oito episódios ilustrados com animações, numa experiência interativa que apresenta técnicas de atenção plena que favorece a meditação para diferentes tópicos como estresse, raiva e o libertar-se, e termina com uma meditação guiada. Cada episódio tem aproximadamente 20 minutos e está disponível no Netflix.

A ÚLTIMA DE 2020 DO VANDAL

2020 foi o ano que o Trap Baiano explodiu com a mistura batuque e gingado bem brasileiro com as batidas que conhecemos bem e até o Spotify criou uma categoria com o nome do estilo musical.

Antes do natal, um dos grandes nomes da música underground nordestina, Vandal, lançou mais uma bomba com participação de Ruh Du Gueto, mostrando a vivência de final de semana no clipe e de todo dia nos versos.

PARA SABOREAR

Referências, notícias e tendências do mercado para você não ficar balão.
14 TENDÊNCIAS GLOBAIS DO UNIVERSO TECH PARA 2021

Pra quem ainda não conhece, Rest of the World é um portal de notícias incrível que, como o próprio nome sugere, coloca os holofotes no que está acontecendo de mais interessante nos universos da cultura, tecnologia e comportamento humano em países que não costumam ser assunto dos grandes portais de notícias globais. Seus colaboradores espalhados em mais de 41 países e que falam mais de 20 línguas compilaram uma lista das 14 tendências para 2021 divididas em temas como descentralização da tecnologia, políticas de acesso, pós-pandemia e futurismo. Confira aqui.

SAEM CARROS, ENTRAM ÁRVORES

Com um investimento estimado de 250 milhões de Euros, Paris acaba de anunciar que irá transformar 1.9km da Champs-Élysées, uma das avenidas mais emblemáticas do centro da cidade e que desemboca no Arco do Triunfo em um "jardim extraordinário".  Por mais cidades pensadas para as pessoas e não somente para os carros. Leia mais aqui.

UM NETFLIX, SÓ QUE DE SHOWS

Por U$ 9,99 ao mês a plataforma Bands in Town está lançando um serviço de assinatura de shows/lives de música. O primeiro lineup anunciado traz vários nomes bacanas como Chromeo, Fleet Foxes, Flying Lotus, Jeff Tweedy, Phoebe Bridgers e Soccer Mommy entre outros. Saiba mais aqui.

AGREGADOR DE VODs

Com a proliferação dos serviços de VODs (video on demand) estava na hora de surgir uma espécie de agregador, que juntasse um monte de serviços de plataformas menores, que não tem como bater de frente com uma Netflix ou uma Amazon Prime da vida além de não fazer tanto sentido assinar individualmente cada uma elas, seja pelo custo, seja pela praticidade. Pensando nisso, ex-executivos de gigantes da indústria do entretenimento como Disney e Discovery Channel anunciaram para o segundo trimestre do ano o lançamento da Struum, uma plataforma que chega com o objetivo de agregar um monte de conteúdo bacana de dezenas de canais embaixo de uma só assinatura. Leia mais aqui.

UNO 50 ANOS

Para celebrar cinco décadas bem vividas do Uno, a Mattel preparou uma série de lançamentos de diferentes versões do clássico jogo de cartas além de ativações como um campeonato que irá distribuir 50 mil dólares de premiação. Leia mais sobre aqui.

A NOVA ANTIGA MARCA DO BURGER KING

A rede de fast food Burger King acabou de divulgar o redesign de sua identidade visual e, ao invés de olhar para o futuro, resolveu mergulhar no passado. Obviamente com ajustes finos sensíveis na tipografia e nos traços do ícone, porém nitidamente parecida com sua antiga identidade lançada na década de 1960 e utilizada até o finalzinho da década de 1990. A nova antiga marca do BK nos fez lembrar de uma paródia/homenagem que a marca Blind Skateboards fez em um pro model e anúncio de revista da lenda do street skate Jason Lee nos anos noventa, que acabou rendendo até uma notificação extrajudicial. Como em se tratando de identidade de marca somos do time "menos é mais" curtimos a movimentação e o resgate às raízes. Saiba mais aqui.

VEM COM O BUM-BUM-TAN-TÃ

Agora é real oficial, o Brasil finalmente tem a primeira vacina para chamar de sua. Após a última bateria de testes, o Instituto Butantan anunciou a eficácia de sua vacina CoronaVac, produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac: 78% para casos leves, 100% para casos graves, o que são números extremamente positivos para a eficácia de qualquer vacina. O pedido de uso emergencial já foi protocolado na Anvisa na sexta-feira passada (08/01) que tem até 10 dias para liberar. Daí é só preparar o Bu Bu Tan Tan e correr pra galera (brinks, a aplicação da vacina é no braço). Leia mais aqui.

PARA ACOMPANHAR

Uma deliciosa seleção de perfis e projetos para você seguir de pertinho.

MARIA VIROU ÁTOMO

Projeto da artista piauiense Kali que cria lindas bonecas intuitivas feitas artesanalmente. Cada Maria é uma peça única e carrega muita história. As criações são feitas sob encomenda baseadas nas respostas de um formulário de perguntas sobre cada pessoa.

Acompanhe: @mariavirouatomo

REFAEL IDAN SUISSA

Tentamos descubrir um pouco mais sobre esse artista israelense para dividir com vocês mas o pouco que achamos foi em hebraico, daí não ajudou muito. Mas curtimos muito o traço dele, as composições e a pegada "tradigital" de seu trabalho, como o próprio artista define.

Acompanhe: @irefaels

GABRIELLE BROWN

Gabrielle é uma artista canadense multifacetada que busca contar histórias através de suas pinturas e esculturas em madeira. Sua maior inspiração vem da sua infância na costa leste e ter crescido em meio a natureza, ao mesmo tempo em que mistura fragmentos de memória e de cultura pop em seus trabalhos.

Acompanhe: @gabrielle.k.brown

PARA DIVIDIR

Um pouco do que botamos na rua e queremos dividir com você.

IMPULSO CRIATIVO COM FABRICIO DA COSTA

Depois de um pequeno hiato enfim voltamos com o quarto episódio de Impulso Criativo, projeto que explora a relação intrínseca entre skate e criatividade.

Nesta edição o papo foi com o Fabricio da Costa, ou simplesmente Fabrício “Gugu” pra quem acompanhou e viveu a cena de skate nos anos noventa. Skatista profissional de street dessa safra 90, foi patrocinado por algumas das marcas mais relevantes da época como Cush, Hideout, Perfect Line, Maha e New Footwear, entre outras.

Depois de cravar seu nome na história do skate brasileiro e se aventurar por um ano e meio morando na Califórnia junto com uma banca forte de skatistas daqui, Gugu voltou para o Brasil e começou sua transição de skatista profissional para profissional do skate, trabalhando no desenvolvimento de produto de algumas marcas de skate locais enquanto estudava design de produto.

Quando descobriu que tinham aberto uma vaga de footwear designer na Nike resolveu tentar a sorte e depois de um longo processo seletivo foi contratado, inicialmente para trabalhar no Brasil e depois de um tempo sendo transferido para o headquarters global da marca em Portland, onde liderou o desenvolvimento de produtos assinados por nomes como Brian Anderson, Paul Rodriguez e Eric Koston, além de projetos de inovação para running e até cricket.

De férias no Brasil, Gugu deu uma passada aqui no estúdio da Dabba  pra trocar uma ideia sobre toda essa trajetória como skatista profissional, seus 15 anos como footwear designer na Nike e o que vem pela frente. Já adianto que a conversa foi um pouco mais longa do que o normal, mas fazia tanto tempo que a gente não trocava ideia e ele contou tanta história incrível que passou rapidinho.

Ouça aqui.

Website
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Email
Chegou na Marmita agora e quer conferir as edições anteriores? Acesse nosso arquivo

Quer dar um salve ou fazer alguma sugestão de pauta para as próximas edições? Escreva pra gente.

Se não quiser mais receber as nossas Marmitas, tá tranquilo, é só clicar aqui.

Ouça Impulso Criativo, nosso podcast sobre a relação entre skate e criatividade.

Ouça Localismo, nosso podcast sobre empreendedorismo e consumo local.

© 2021 Marmita Dabba - Todos os Direitos Reservados.

Marmita é uma iniciativa da DABBA
+55 11 3813-1960 | Rua Aspicuelta, 91 . 1° Andar
Vila Madalena . São Paulo . SP . Brasil