Copy
Semana #37    28 de junho de 2018    Quinta-feira
 
Pois é. Chegou! 
Nosso querido MECAInhotim começa amanhã <3

E, por motivos de não-conseguimos-pensar-em-outra-coisa, a seleção desta edição da MECANews foi inspirada nos temas que vão rolar na programação de talks, workshops e painéis do festival.

Não por acaso, eles são os mesmos que já estão sempre no nosso radar: 
feminismo, negritude, diversidade, cidadania, beleza & arte.
 
Ó CÉUS!!! O que dizer desta pequena-menina-grande-mulher africana DJ aos D-E-Z anos de idade!? Além de talentosa nas picapes, animada, estilosa, envolvente e muito bem articulada (ou muito provavelmente por todos esses adjetivos), a DJ Switch ganhou esta semana o prêmio anual de melhor DJ de Gana. Obviamente ela é a ganhadora mais jovem da história da premiação. E sabe como ela explicou a escolha do próprio nome artístico? "I switch up people's happiness" – precisa dizer mais?! Nesta entrevista em vídeo da BBC, você pode se apaixonar por ela também. <3



Por falar em poder feminino... Nunca é demais falar sobre a sexualidade da mulher e transpor os tabus envolvidos, certo?! Por isso a gente relembrou desta linda animaçãoda artista canadense Lori Malépart-Traversy. O mini-doc Le Clitoris apresenta de maneira bem-humorada e instrutiva o único órgão do corpo humano que tem o prazer como função exclusiva. Sim. Em outras palavras, só as mulheres têm um órgão com esta única função: dar prazer. O filme ilustrado também revela curiosidades históricas e culturais envolvidas pelo diminuto e poderoso órgão feminino. Vale cada um dos 3 minutos e 17 segundos! <3



Uau! – Essa é a primeira palavra que vem à cabeça depois de assistir este vídeo que o Nowness acabou de lançar. Dirigida pelo escritor e artista norte-americano Andrew Ondrejcak, a produção traz performers queers e trans contemporâneos interpretando, nos gestos e nos lábios, uma ópera cantada de 1689. “Remember me / remember me / but never forget my fate” é o clamor do texto de 329 anos atrás. Hoje as mesmas palavras poderiam estar (e estão) na fala de cada uma das pessoas LGBTQ+, na reivindicação por um destino de respeito e liberdade. O vídeo-arte faz parte da série especial Radically Queer dedicada a lançar luz às questões que atravessam as marginalidades da cultura e vivência queers. Até o dia 15/07, novas produções orgulhosamente "estranhas" serão postadas pela plataforma, acompanhe!



"Trans people have to stick together no matter what. If we don't do that, we are surely going to be erased by history" – É o que disse a cantora e compositora brasileira Liniker nesta matéria da Paper Mag, publicada ante-ontem. A artista, que estreia uma turnê nos Estados Unidos em agosto, fala sobre os desafios e da luta em ser trans – e negra – no país que mais mata pessoas transexuais no mundo. Além de um belo conteúdo, a matéria também traz um ensaio com belíssimas fotos de Liniker clicadas pela conterrânea Leila Penteado.



Mudando da Terra para os astros – Você já parou para vasculhar com a merecida atenção os conteúdos do projeto Peoplestrology? Se ainda não o fez, deveria! Com uma linguagem visual lindamente-cósmica, no site e no Instagram, a plataforma se "propõe a investigar o que há de mais humano e real em uma das culturas místicas mais populares do mundo (e da sua timeline): a Astrologia". A plataforma traz pesquisas de tendências sociais e comportamentais, além uma análise histórica da Astrologia y muchas cosas más. A iniciativa dos pesquisadores brasileiros André Alves e Lucas Liedke trouxe um novo olhar para o conteúdo e a estética dessa ciência empírica que cativa a todos. Aos designers Gabriela Namie e Jun Ioneda, também integrantes do time Peoplestrology, nosso like especial. É tudo lindo – a gente repete! <3 (e fica a dica: André e Lucas são alguns dos convidados dos talks do MECAInhotim \o/)


 

Yeeeeew! Saiu a programação completa do MECAInhotim! \o/

Entre as galerias de arte contemporânea e o jardim botânico do Instituto Inhotim, vão rolar 19 shows, 17 DJ sets e mais de 30 atividades diurnas – que incluem painéis, workshops, mostra de cinema, performances, experiências gastronômicas e visitas mediadas.

E sim! Os passaportes estão esgotados! Mas ainda é possível comprar ingressos por dia aqui.

 
Aos-que-vão-e-aos-que-não-vão, um beijo! 


The biggest smallest cultural platform
www.meca.love


 
Toda semana, uma seleção cuidadosa de textos, links, fotos, vídeos e músicas (no Enjoy it!); dicas de eventos culturais em São Paulo (em Let's go?); e novidades sobre a gente (em InsideMECA). Curtiu? Compartilha com os amigos!
Copyright © 2018 MECA, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.