Copy
Semana #011    Quinta-feira    21 de Dezembro de 2017
Toda semana, uma seleção cuidadosa de textos, links, fotos e vídeos (no Enjoy it!); uma playlist exclusiva (em Turn the music on); dicas de eventos com pitadas lítero-musicais (em Let's go?); pílulas sobre os trânsitos astrológicos (em AstroFacts) e novidades sobre a gente (em InsideMECA). Curtiu? Compartilha com os amigos <3.

 

Se 2017 fosse uma foto qual seria? Foi o que a The Fader perguntou a alguns de seus fotógrafos favoritos. Veja as foto-respostas neste link.


1990: Quando “online” era um lugar distinto do mundo real – Semana passada, o AOL Instant Messenger foi definitivamente encerrado após 20 anos de funcionamento. O aplicativo foi tão clássico para os norte-americanos quanto o mIRC, o Chat Uol ou o ICQ foram para nós brasileiros. Na despedida, deixou reflexões e lembranças nostálgicas como as deste texto do Hazlitt. A autora destaca os pontos positivos (e conta causos) dos tempos em que a internet foi vivida como um mundo ficcional à parte. Reflete ainda sobre as libertações e descobertas, sexuais inclusive, que o anonimato virtual dos nicknames proporcionou a ela e outros entrevistados. Dois trechos:

Today, when people on the internet say the word “online” it’s a joke (...) Everyone is already online, and is always online. No one goes or comes back. Relationships online are the same relationships as in person, extended into another convenient replicative medium. The official self is here; online is the town as much as the town itself is.

All of the ways in which it allowed a particular kind of human connection spring from that anonymity, that permission to fictionalize oneself. (...) These stories return again and again to the idea of who we are when we’re not at home, what can emerge when a person is free of the known-ness that binds them.



É também dos anos 90 a popularização do voguing como dança e forma de expressão. O The New York Times resume a cena atual de Nova York neste vídeo.



Falando em formas de expressão, você conhece a Jacaré Moda? A agência de modelos nasceu há 15 anos em Jacarezinho – uma das maiores favelas do Rio de Janeiro – e foi destaque deste belo vídeo produzido pelo Papel e Caneta. Uma trupe de mentes criativas e estilosas mostra como a moda foi um instrumento de pertencimento e resistência em suas vidas. Valem os quase 9 minutos de vídeo.



De dar água na boca – Estamos colhendo inspirações para as ceias de fim de ano aqui. É um apanhado de 89 receitas veganas feitas por Jamie Oliver. Tem de tudo: pratos salgados, sobremesas e drinks.



Das coisas urgentes para 2018: o Hypeness relembra/alerta os 7 plásticos que a gente deve não consumir desde já.

 


 

Russo Passapusso, vocalista do BayanaSystem, escolheu 4 musicas que ele curte e você já pode aproveitar para acrescentá-las na sua playlist. Esse Mundo É Meu (Sergio Ricardo); Janela de Ouro (Egberto Gismonti); Esperança (Curumin); Leonor (Itamar e Naná Vasconcelos).


 

Para matar as saudades de Otto, que não lançava disco novo há 4 anos, vão rolar 4 shows do álbum Ottomatopeia no Sesc Belenzinho (21, 22, 28 e 29/12).

Antes de abrir os trabalhos natalinos, vamos curtir o sábado (23/12) no Miscelânea Cultural. A noite vai ser de homenagem ao grupo cubano Buena Vista Social Club + latinidades em geral.

É um bom momento para planejar – e garantir as inscrições – dos cursos de começo de ano. O MIS liberou a programação do próximo semestre e ficamos interessados em Cinema e Literatura LGBT: diversidade sexual da palavra escrita à imagem cinematográfica.

Outra opção muito-boa-e-barata são os cursos do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Cinema, literatura, artes, cultura e música – em recortes interessantes – são o foco dessa unidade. Ou seja, tudo o que a gente gosta. A programação de janeiro também já está liberada.


 

Depois de quase 30 anos, Saturno volta para Capricórnio – um de seus dois domicílios (signos regidos por ele) – e por lá fica até março/2020. Com essa mudança, Sagitarianos já se sentem um pouco mais leves, já que o senhor do tempo e da cobrança esteve no território deles desde dez/2014.

No que diz respeito a todos os signos do zodíaco, em sua passagem por Sagitário ele pôs à prova sonhos, valores e propósitos de vida. Em Capricórnio, a cobrança vai ser pela realização prática de objetivos tangíveis. Estando em casa, pedirá ainda mais por responsabilidade e foco. E, claro, os nativos do signo sentirão em maior intensidade o peso da cobrança.

Saturno é exigente, mas sempre se despede deixando um presentinho pra quem faz o dever de casa direitinho. 


 
Jaden Smith (foto) é um dos representantes simbólicos da Geração Z. Conheça um pouco mais sobre os jovens que querem mudar o mundo com os pés bem fincados no chão na reportagem do MECAJournal de dezembro.

Nessa mesma edição, fizemos uma retrospectiva de (quase) tudo que rolou no MECA em 2017 – foi muita coisa boa!; entrevistamos a dramaturga Michelle Ferreira e a fundadora do Youpix, Bia Granja; invadimos a casa do diretor de clipes André Peniche + todas as dicas culturais tradicionais do nosso journal.

 
Feliz-tudo! Beijos,



The biggest smallest cultural platform
www.meca.love
Copyright © 2017 MECALove, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.