Copy
Semana #45    23 de agosto de 2018    Quinta-feira
 
Uma semana para dizer: ufa! Por quê? O planeta Mercúrio retomou seu passo e nós aceleramos o nosso movimento. \o/
 

Polka Dots Lady  –– Você viu? Acaba de ser divulgado o trailer do documentário Kusama: Infinity, uma linda viagem por dentro da mente colorida e intrigante da senhorinha mais criativa das artes visuais no mundo: Yayoi Kusama. Um dos grandes destaques do Festival de Sundance de 2018, a produção tem estreia marcada para o dia 7 de setembro nos EUA (ainda sem previsão no Brasil </3 ) e traz um pouco da história de vida da dama nipônica, além de reflexões sobre o seu curioso processo criativo. No auge dos seus jovens 89 anos, ela comenta:

My art was made to change people's minds. I hope that it can make the world more peaceful.”



E por falar em mentes criativas…
Estamos in love por esta chuva de letrinhas do artista mineiro Pedro Veneroso. O experimento interativo de net art se chama Gogoame (午後雨), que em japonês significa "chuva da tarde". Para a obra (ou a chuva) se formar, é só inserir aquela frase líquida preferida, esperar as letrinhas caírem, desanuviar os pensamentos e compartilhar com os amigos a partir do link gerado pela própria plataforma. Em homenagem à despedida da rainha Aretha Franklin nós adicionamos este verso. <3



Sobre tempos líquidos e sentimentos… O Instagram Stories completou dois anos de existência este mês. Você já parou para pensar o que mudou na sua vida desde então? A ferramenta alterou o modo como nós amamos, agimos e nos divertimos? Esses são alguns dos questionamentos que pautam esta ótima matéria da revista Esquire. Os depoimentos e os dados de pesquisas fazem a gente se enxergar um pouquinho em cada um deles:

“The only aim is to be watched, even if you're not really being seen.”

“I know it’s not what really happened but it’s a nice edited memory.”




Celebrar as tristezas da vida –– why not? So Sad Today é o nome deste perfil no Twitter que semeia diariamente pequenas tristezas em forma de tuítes. Se por um lado o Stories celebra predominantemente alegrias, a autora dessa conta e os seus quase 700 mil seguidores externalizam suas tristezas –– e tá tudo bem, não é mesmo? A revista Aeon analisou as nuances desse sentimento que nos é tão importante e trouxe insights interessantes neste artigo, traduzido pelo Nexo. E já dizia o Poeta: "É preciso um bocado de tristeza/Senão, não se faz um samba não."


 

Hoje, quinta-feira (23/08), é a estreia do filme franco-suíço-alemão Onde está você, João Gilberto? nas salas nacionais. A pergunta retórica, em torno do grande criador da Bossa Nova, deu origem a um ótimo (e curioso) match entre documentário e ficção –– a gente já assistiu e curtiu!


Amanhã (sexta-feira, 24/08), três shows para completar ou dividir corações:
• O som leve, experimental e gostoso da jovem cantora pernambucana Sofia Freire, às 20h no Itaú Cultural (entrada franca);
• O frescor e o humor do grupo Bolerinho no lançamento do novo disco, no Sesc Paulista às 21h30;
• O brilho e a potência da banda goiana Carne Doce, na Festa Pardieiro, para o lançamento do terceiro disco da carreira –– Tônus, no Cine Joia a partir das 23No sábado (25/08), antes que o sol caia, vamos assistir ao filme Chega de Fiu Fiu no evento Cineclube Salada de Cinema, no Matilha Cultural, às 17h.


Abrindo os trabalhos da noite (sábado, 25/08), estaremos no Mundo Pensante, a partir de 23h, para curtir o show do mestre Jards Macalé e a discotecagem da querida Pensanuvem e do DJ Nuts.


E, para todos os dias… A dica é uma imersão na Pinacoteca, que recebe até o dia 18 de novembro a recém-aberta exposição Mulheres radicais: arte latino-americana 1960-1985, com obras de artistas importantes como Lygia Pape, Cecilia Vicuña, Ana Mendieta, Anna Maria Maiolino, Beatriz Gonzalez e Marta Minujín.


Para complementar a experiência por lá, vale conferir a mostra da artista mineira radicada em Nova York Valeska Soares, também na Pinacoteca. Ela é a autora de uma das nossas obras preferidas do Instituto Inhotim: Folly –– uma dança-a-dois-sozinhos de se admirar.

 


MECAMaquiné –– 03/novembro
Fazenda Pontal (RS)
-

Warpaint, Mallu Magalhães, Teto Preto, Trabalhos Espaciais Manuais, Catavento, Supervão e muito mais!
-
O que você está esperando mesmo? Garanta seu ingresso no
lote promocional djá, aqui, now, agora. Ainda são só 45 dinheiros, sem taxa de conveniência. <3
-
Confirme a sua presença no evento e acompanhe as novidades!
Basos y hasta luego,
Equipe MECA


The biggest smallest cultural platform
www.meca.love


 
Toda semana, uma seleção cuidadosa de textos, links, fotos, vídeos e músicas (no Enjoy it!); dicas de eventos culturais em São Paulo (em Let's go?); e novidades sobre a gente (em InsideMECA). Curtiu? Compartilha com os amigos!
Copyright © 2018 MECA, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.