Copy
Semana #41    26 de julho de 2018    Quinta-feira
 

Uma semana de olhar para os céus, para a (não) Lua e para as estrelas.
Vai compartilhar? Lembra de marcar a gente @mecalovemeca <3

 

Espiritualidade, cultura e ecologia: esses são os assuntos conectados através dos ensaios fotográficos, videográficos e literários da Emergence Magazine – uma revista digital incrível, profunda e bela que acaba de lançar a sua segunda edição. Com o tema Wildness, a publicação traz a história do ecologista acústico Gordon Hempton, um caçador sonoro, neste vídeo-experiência-ensaio-poético de 7 minutos, todos filmados em 360º entre a floresta mais isolada da América do Norte e o trânsito caótico de Nova York. O estudioso investiga o silêncio, ou os impactos da ausência dele, há 35 anos e reflete:

"It's hard to imagine that a sound could transform someone's life but it happened to me."

"Silence is the poetics of space what it means to be in a place (...) I know exactly where I am. (...) isn't the absence of something of the presence of everything"




Sobre os registros sonoros do silêncio... Impossível não lembrar do Sonic Pavilion – uma das obras mais incríveis (e emocionantes) do Instituto Inhotim – do artista californiano Doug Aitken. A instalação sonora e arquitetônica traz um registro dos sons produzidos pelo centro da Terra, captados no próprio Inhotim por microfones a cerca de 200 metros de profundidade no solo. E, sim, voltamos de lá há 24 dias e o som ainda está fresquinho na memória <3.



Do centro da Terra para os anéis de Saturno – Ou... além dos caçadores de silêncio, simpatizamos também pelos caçadores da escuridão, e das estrelas, e dos planetas. Assim como cresce a paixão pela Astrologia, cresce também o interesse pelo astroturismo. Este artigo do The Telegraph comenta a tendência do turismo celestial e traz um roteiro com as 11 reservas dos céus mais escuros do mundo, 5 sugestões de caminhadas noturnas na Inglaterra e várias indicações de hospedagens com pré-requisitos astrais. Tudo isso para contemplar o céu sem a interferência luminosa dos centros urbanos, que por menores que sejam ofuscam o brilho dos astros. 
–– tks, @kleyson (um dos nossos leitores fiéis), pela dica <3. Ah, e você pode mandar a sua pra gente também (:



Falando em céus, mais precisamente em brilho celestial... Você conhece o Polo Astronômico de Amparo? Lá vai ser um ótimo lugar para observar o maior eclipse total de Lua Cheia do século (!!!) longe das luzes artificiais – visível em todo o Brasil, A "Lua de Sangue" acontece amanhã (27/07) entre 16h30 e 18h13. Pois é, está meio em cima... Mas vai que você está com a sexta-feira livre ou é um sagitariano que topa programas relâmpagos? Esse pequeno centro astronômico localizado a apenas 130 km de São Paulo, próximo à pequena cidade de Amparo é um dos observatórios mais próximos (senão o mais próximo) da capital paulista, fora de um centro urbano. Nós já estivemos por lá em outro momento e garantimos: um big telescópio, as explicações do Seu Carlos, as projeções informativas sobre nebulosas e constelações e os mil metros de altitude da região compõem uma experiência muito legal. E se você não pode amanhã, eles mantêm uma agenda regular educativa ao longo do ano, é só seguir aqui.



Pensando nas luzes (ou nas sombras)... Você viu? O rei Gilberto Gil acaba de lançar o novo single Ok Ok Ok, com direito a um clipe lindo, com uma crua e sensível interpretação pessoal do contexto político vivido pelo Brasil (e pelo mundo, como não?). Atendendo aos recorrentes pedidos por 'uma resposta', a fala dele, dura e simples assim:

(...)
Penúria, fúria, clamor, desencanto
Substantivos duros de roer
Enquanto os ratos roem o poder
Os corações da multidão aos prantos
(...)
Ok, ok, ok, ok, ok, ok
Sei que não dei nenhuma opinião
É que eu pensei, pensei, pensei, pensei
Palavras dizem sim, os fatos dizem não



 

Hoje (26/07) é o aniversário de 90 anos do nascimento do cineasta Stanley Kubrick. Como homenagem, o MIS exibe até domingo (29/07), uma mostra de cinema e cartazes inspirados nos filmes do diretor. A programação conta com a exibição de dez longas de sucesso do cineasta norte-americano. O encerramento acontece no dia 29 de julho, com uma edição especial do Cinematographo (programa mensal do museu que exibe um filme sonorizado ao vivo) com o filme O iluminado. Confira a programação completa aqui.


Também hoje (26/07), rola o show de lançamento de Espelho, primeiro EP da rapper Drik Barbosa, no centro cultural Aparelha Luzia, às 20h. O lançamento conta com sessão de autógrafos (saudades papel e caneta) e bate-papo com a cantora e compositora, que também é integrante de um dos grupos que nós adoramos, o Rimas & Melodias.


Falando em Rimas & Melodias (e pulando alguns dias), o coletivo feminino brasileiro de rap e R&B se apresenta na Terça Open do Mundo Pensante, no dia 31/07, a partir das 23h. Entrada gratuita até meia noite.


Voltando pra sexta-feira (27/07), vamos nos dividir para curtir dois shows: Ava Rocha no Auditório Ibirapuera (21h), no lançamento do incrível álbum Trança e Silva no Cine Joia (22h), para o show do novo disco Brasileiro – lançado em maio deste ano o disco conta com 13 faixas inéditas e autorais.


E não é SP, mas vale a viagem e a gente ama: acontece até domingo (29/07) a Festa Literária Internacional de Paraty, a.k.a. FLIP. Pela primeira vez em 16 anos de festa, a autora homenageada Hilda Hilst terá um espaço próprio, chamado Casa Hilda Hilst. O projeto é uma parceria da Casa do Sol com a plataforma Hysteria e apoio da Companhia das Letras. A casa está instalada na Praça da Matriz, no centro histórico da cidade-amor, e promete imersão no universo da autora com oficinas, mesas, saraus e exposições. Confira a programação completa aqui


E para encerrar o findi, em uma tarde-gostosa-de-domingo (29/07), que tal vir ao MECASpot curtir a ocupação do selo convidado Balaclava Records? Eles vão preencher a nossa casa com música independente da melhor qualidade, com pocket shows de dois artistas representados pelo selo – mannequin trees e Walfredo em Busca da Simbiose –, além de uma banca de discos independentes. Começa às 15h e vai até às 21h, de graça, só chegar. Quer mais motivos? O nosso gim-tônica é uma delícia <3.

Com açúcar e com afeto,
Equipe MECA <3


A maior menor plataforma de cultura
@mecalovemeca


 
Toda semana, uma seleção cuidadosa de textos, links, fotos, vídeos e músicas (no Enjoy it!); dicas de eventos culturais em São Paulo (em Let's go?); e novidades sobre a gente (em InsideMECA). Curtiu? Compartilha com os amigos!
Copyright © 2018 MECA, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.