Copy
Semana #42    2 de agosto de 2018    Quinta-feira
 

Seja bem vindo, agosto! Que seja doce & gentil <3
 

Um templo no alto de um penhasco: pode, produção? Ficamos admirados com esta pequena capela a 200 metros de altitude, em um rochedo quase inacessível na Etiópia. Os templos monolíticos – como são conhecidas as igrejas construídas a partir de uma única pedra – são tradicionais no país africano desde os idos do século V. O Great Big Story documentou neste minidoc registros lindos, além de curiosidades e possíveis origens da Abuna Yemata Guh. Estar mais perto do céu é um dos objetivos espirituais.



"Uma entidade do mato, em carne de bicha e planta” É assim que o biólogo amazonense Emerson Munduruku define sua persona drag-queen-caipora-cabocla Uýra Sodoma, nesta matéria da revista Trip. Não poderia existir exemplo melhor e mais antropofágico da prática surgida nos EUA, ainda no século XIX. A proposta, a performance, a maquiagem, o figurino e a argumentação compõem toda a "interessância" da personagem.



Decifra-me ou te devoro – O que a megalópole chamada São Paulo pode contar para o mundo sobre a criatividade contemporânea do brasileiro e do Brasil, para além do combo estereotipado carnaval-favela-and-copacabana? Em busca de insights para essa pergunta, a stylist londrina Nazanin Shahnavaz e o fotógrafo brasileiro Hick Duarte registraram os depoimentos de 10 nomes da cena criativa jovem paulistana para a Dazed & Confused. Para conhecer (e seguir) cada um deles também, clica aqui.



Sobre compartilhar privilégios – ou In Christopher Bedford we trust. O Museu de Arte de Baltimore está vendendo várias obras de Andy Warhol do seu acervo permanente para financiar a aquisição de peças de artistas mulheres e artistas negros. Segundo o diretor da instituição Christopher Bedford, o objetivo é corrigir ou reescrever o cânone artístico do pós-guerra. "Nosso mandato como museu consiste em colecionar as obras mais relevantes da atualidade. Para conseguir isso, temos de nos livrar de preconceitos de outros tempos, que institucionalizaram o racismo e a discriminação de gênero dentro do museu e continuam a influenciar nossa abordagem à história da arte", esclarece o gestor. Tks, El País Brasil, pela notícia.



 
Para hoje (quinta-feira, 02/08)... Que tal assistir ao show da dona de uma belíssima voz em um feat com uma das mentes musicais mais criativas do país? Ná Ozzetti e Luiz Tatit se apresentam no Tupi or not Tupi, às 21h.


Corre, vai acabar! Até o dia 12/08, o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica reúne obras de artistas que utilizam criatividade e pioneirismo para construir plataformas tecno-poéticas. A exposição acontece no Centro Cultural Fiesp. Confira a programação completa aqui


Sábado TEM! No dia 04/08, estamos produzindo com muito carinho e good vibes mais uma edição do MiniMECA, em SP. O pocket show desta edição fica por conta da incrível banda curitibana Marrakesh, e a discotecagem pelas mãos do trio de DJs Windy City Classics e do nosso DJ residente Dimas Henkes. Tudo isso no MECASpot, a partir das 15h. Grátis, só vem <3 (Rua Artur de Azevedo, 499 – Pinheiros).


Domingo também! O nosso querido MECASpot vai receber mais uma exposição do MECAIntro – projeto que promove primeiras exposições individuais de artistas independentes. Nesta edição, o artista paulistano Artur Slama exibe pinturas, desenhos e uma instalação site specific. O vernissage começa às 15h e nós esperamos você.


No mesmo findi (04 e 05/08), uma dupla argentina que a gente ama, Perotá Chingó, faz dois shows no Sesc Pompeia. A banda liderada por Julia Ortiz e Dolores Aguirre está de passagem por terras brasileiras com a turnê do lindo disco Aguas. No sábado, às 21h30; no domingo, às 18h30. 


 
See you later alligator,


The biggest smallest cultural platform
www.meca.love


 
Toda semana, uma seleção cuidadosa de textos, links, fotos, vídeos e músicas (no Enjoy it!); dicas de eventos culturais em São Paulo (em Let's go?); e novidades sobre a gente (em InsideMECA). Curtiu? Compartilha com os amigos!
Copyright © 2018 MECA, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.