Copy
Semana #48    13 de setembro de 2018    Quinta-feira
 

Um belo encontro com o mar: faltam apenas 9 dias para o MECABrennand no Recife <3

Poderia ser vida, mas é uma corda bamba –– Quais reflexões podem existir por trás de uma corda, dois pontos e um abismo, além da obviedade do medo? É a partir dessa arriscada travessia que o andarilho-circense Andrea interpreta e experimenta a vida (ou a iminência da morte, why not?). O duo de diretores Yuri Pirondi e Ines von Bonhorst registrou todas as piras do italiano neste minidoc lindo, que o Nowness acaba de publicar. De quebra, descobrimos pelo vídeo esta cidade na Itália que já entrou para a nossa lista de viagem-dos-sonhos <3.

"As we walk forward along the wire, we encounter risks but we also face the infinite."



O que escadas, caracóis e arquitetura podem ter em comum? Na vida, a gente não sabe. Mas nas fotografias do húngaro Balint Alovits tudo parece uma coisa só. Curiosamente atrativas pelas simetrias assimétricas e pela abstração das formas concretas de escadarias art déco, a série intitulada Time Machine é um passeio arquitetônico por prédios de uma antiga e restaurada Budapeste. Tks, Dezeen, pela dica.



Alice no país do pop –– Que a gente adora o pop brasileiríssimo de Alice Caymmi não é segredo. Agora imagina a rainha dos raios cantando clássicos do pop feminino internacional?! Agora imagina, mais especificamente, ela cantando I Will Always Love You, da diva-mor Whitney Houston, com direito a uma interpretação swingada e batidinhas dançantes. Nos 14'13" deste vídeo, você pode conferir uma versão desse jeitinho, feita especialmente para o Canal BIS. Ah! Vale dizer... em breve (ainda sem data confirmada) a cinebiografia de Whitney chega aos cinemas brasileiros, e amigos que já assistiram lá fora mandaram avisar: é muito boa! Trailer aqui.



Você já parou para pensar... em quais são as celebridades mais procuradas na Wikipédia? Este projeto do The Pudding listou, de maneira linda e objetiva, os rankings diários dos 10 nomes mais pesquisados do cinema, da música, da tv, do esporte, da política e da cultura, desde o dia 1º de janeiro deste ano até hoje. Descobrimos, por exemplo, que Britney Spears foi o nome mais buscado no primeiro dia de 2018. O porquê a gente não imagina (ou não lembra). Divirta-se com o The Celebrity Billboard Project!



Obrigada, Caio <3 –– Ontem foi o aniversário de nascimento de um dos escritores contemporâneos brasileiros que a gente mais admira: Caio Fernando Abreu. O gaúcho que viveu toda a psicodelia, todas as libertações (ou não) e todas as angústias (Aids) do fim dos anos 60 materializou os muitos sentimentos desse tempo em sua obra. Como homenagem, lembramos do documentário Para Sempre Teu Caio F. (2015), do Canal Brasil, baseado na ótima biografia escrita pela jornalista e amiga Paula Dip. As inúmeras cartas rastreadas e as curiosidades de quem o conheceu muito bem fazem valer a leitura e o filme! Este dossiê lindo também vale o clique e faz jus à obra do escritor através de um resumo digno de sua importância.

"Eu nunca vi ninguém escrever tanto, com tanta assiduidade, tanta paixão. De manhã, de tarde, de noite, de madrugada, no ônibus, na redação, na fila, na coxa, no guardanapo, na bolacha do chope, no papelzinho fuleiro, o Caio estava sempre escrevendo." –– José Márcio Penido, dramaturgo


 

Até dia 09/10, rola no Centro Cultural São Paulo (CCSP) a exposição Arte tem gênero? Com trabalhos de grandes nomes das artes como Ana Maria Tavares, Dora Longo Bahia, Jac Leirner, Lydia Okumura e Lygia Pape, a mostra pretende instigar o público a pensar se existe alguma diferença entre a criação feita por homens e por mulheres –– que ainda são minoria nos acervos de arte.



Hoje (quinta-feira, 13/09), acontece mais uma edição do TEDx Pinheiros às 19h, no iMasters. O tema Isso é tão Black Mirror vai contar com a expertise de profissionais e pensadores acerca da tecnologia. Os ingressos estão esgotados, mas a organização já anunciou a abertura de duas novas oportunidades –– acompanhe! Além disso, dá para se cadastrar e assistir à transmissão ao vivo neste link.



Amanhã (sexta-feira,14/09), rola o evento Kynofagya no MIS –– uma minimostra experimental de cinema e performances sonoras, às 19h30, no Museu da Imagem e Som. Entrada franca.



Já no sábado (15/09), nosso dia começa às 14h, ao ar livre, na Praça Homero Silva (em Perdizes),  com a 36ª edição do evento A Porta Maldita, especial das minas. Na programação, shows das bandas SixKicks, Obinrin Trio, As Despejadas e Manacá me viu pequena, além de performances, exposições, bebidinhas e comidinhas.



Abrindo os trabalhos da noite, também no sábado, vai rolar um esquenta imperdível na nossa sede em Pinheiros (Rua Artur de Azevedo, 499). Das 20h à meia noite, as meninas do Transpira vão fazer a gente dançar (muito!). O set delas no MECAInhotim foi incrível e aqui não vai ser diferente!



Ainda no sábado, é dia de mexer as cadeiras na festa AJAYÔ, totalmente dedicada às sonoridades mundiais da diáspora africana e do universo percussivo afro-brasileiro. O evento rola no Orfeu Bar e Restaurante, a partir das 23h55.



E também no sábado (ufa!), para completar a nossa tour, vamos curtir mais uma vez (porque nunca é demais!) o bloco Tarado Ni Você, na festa O Carnaval Não Tem Fim –– precisa dizer mais? A partir das 15h30, na Lapa.


 


MECABrennand –– 22/setembro
Recife (PE)

Faltam a-p-e-n-a-s 9 dias para o MECABrennnd! E a gente tá como? Arrumando as malas, pensando no mar do Recife, e correndo contra o tempo enquanto escreve essa cartinha pra você. 

Divulgamos ontem as últimas novidades da programação, e tá tudo
aqui! Se você ainda não comprou o seu ingresso, aproveita o clique e já compra de uma vez. Para celebrar a chegada na nova cidade, continuamos com o valor promocional de 45 dinheiros <3. 

Vai ser lindo, bora!? Ou melhor, bora doido!? –– como dizem os nossos amigos recifenses! <3

 
Um suspiro,
Equipe MECA


The biggest smallest cultural platform
www.meca.love


 
Toda semana, uma seleção cuidadosa de textos, links, fotos, vídeos e músicas (no Enjoy it!); dicas de eventos culturais em São Paulo (em Let's go?); e novidades sobre a gente (em InsideMECA). Curtiu? Compartilha com os amigos!
Copyright © 2018 MECA, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.