Copy
View this email in your browser
#007 | Mês 10 | 2018

A cultura universitária tem mudado ao longo das décadas. As funções, missões, e finalidades das universidades passaram da exclusividade do ensino e guardiã do conhecimento para um empreendedorismo acadêmico onde a inovação e aplicação tecnológica se torna atividades essenciais. Sendo a inovação um conceito polissêmico, polêmico e contraditório é muitas vezes confundido com criatividade, descoberta ou revolução tecnológica com foco exclusivo no comercial. Naturalmente não iremos resolver este debate neste editorial, nem num livro inteiro, mas também não queremos resolver. Queremos sim, continuar discutido e crescendo em aplicabilidade e extensão do termo inovação. Aqui chamamos a atenção para a inovação dos processos de ensino numa cultura universitária moderna e dinâmica. Entre outros fatores, compreendemos que pelo menos três dimensões são essenciais para a inovação do ensino: i) a reflexão docente (professor-pesquisador) que o torna centrado na aprendizagem dos alunos e na sua própria aprendizagem, ii) a prática educativa baseada em contextos reais para o envolvimento e aprendizagem dos alunos e iii) focada no desenvolvimento das competência dos alunos no seu processo de autonomia na aprendizagem. Percebam que estas três dimensões poderiam ser resumidas no essencial da inovação do ensino - a aprendizagem, seja do professor-pesquisador, seja dos alunos. Então o processo de aprendizagem docente é essencial para a inovação do ensino. Por isso, estamos felizes em apresentar nesta edição que a professora Eliane Utrabo Camacho, e o professor Lucas da Silva Barboza terminaram seu mestrado e o segundo doutorado, respectivamente. Esperamos que esta edição seja um incentivo real à comunidade acadêmica do UNASP a continuarem seus processos de aprendizagem contínua para a inovação do ensino.

O livro didático digital na perspectiva de professores: Um estudo com professores do Ensino Médio de uma rede particular no Brasil.

Alexander dos Santos Dutra, Vivian Cristina Balan Fiuza, Francislê Neri de Souza, António Moreira. Revista Indagatio Didactica, vol. 10, n. 2, 2018. ISSN: 1647-3582.

>>Ver mais
IMUNIDADE TRIBUTÁRIA.
 

Carlos ALberto Ferri e Alexandre Pércio, Governet: A revista do administrador público. Boletim de Orçamentos e Finanças, Ano. 14, n. 161, 2018. ISSN 1809-6670.

>>Ver mais

História Da Legislação Social Brasileira:  Os Acidentes De Trabalho Entre 1919 E 1940.

Fernanda Cristina Covolan e Carlos Eduardo Oliveira Dias, Prima Facie International Journal, vol. 37, n. 35, 2018. ISSN 1678-2593.

>>Ver mais
MUITO ALÉM DA APARÊNCIA,

Mario Roberto Barraza Larios, Revista Foco Engenharia da AEAC, ano. 2, ed. 2, p. 24-25 2018.


>>Ver mais

RAC – Revista de Administração Contemporânea, é uma revista científica que tem como missão contribuir para o entendimento aprofundado da Administração e das Ciências Contábeis mediante a divulgação de trabalhos de pesquisa, análises teóricas, documentos, notas e resenhas bibliográficas que possam subsidiar as atividades acadêmicas e a ação administrativa em organizações públicas e privadas.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: Qualis A2, entre outros QUALIS.

Submissões “Governança corporativa de empresas familiares”: Até 15 de dezembro.

Submissões “Perspectivas tecnológicas e cenários inovadores aplicados na região amazônica”: Até 30 de janeiro.

>>Ver mais

REAd - Revista Eletrônica de Administração, a REAd publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração. Acolhemos trabalhos das diversas vertentes onto-epistemológicas, com alta consistência teórica e rigor metodológico (quando for o caso).
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: Qualis B1, entre outros QUALIS.

Submissões “Administração pública e neoliberalismo na américa latina e no caribe no século XXI”: Até 15 de janeiro de 2019

>>Ver mais
A Revista de Contabilidade e Organizações (RCO), publica resultados de pesquisas inovadoras, instigantes, surpreendentes e que demonstrem rigor metodológico e potencial impacto para a prática de contabilidade e de auditoria nos mais diversos tipos de organizações, mercados e governos. Como revista multiparadigmática, a RCO publica diversas abordagens metodológicas, quantitativas ou qualitativas, e teorias de diversas áreas. São especialmente bem-vindas abordagens interdisciplinares.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: Qualis A2.

Chamada: "Fraudes e Corrupção: o que Contabilidade e Organizações têm a dizer?"

Submissões de artigos para o workshop: até 15 de janeiro de 2019

Submissões para a chamada da RCO: entre 15 de março e 30 de maio de 2019

>>Ver mais
Acervo é a revista do Arquivo Nacional, publicada desde 1986. Seus números são quadrimestrais. A revista tem por objetivo divulgar estudos e fontes nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente história e arquivologia. É composta pelas seções Entrevista, Dossiê Temático, Artigos Livres, Documento e Resenha.
 

Dossiê “Diálogos desviantes no arquivo: das experimentações artísticas à educação das sensibilidades”: Submissões Até dia 30 de novembro de 2018.

>>Ver mais

Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e o Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidad de Salamanca anunciam a V edição da conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2019).

Inscrições para participar da conferência: Até dia 31 de dezembro de 2018.

Submissões para apresentação de trabalho: Até dia 30 de novembro de 2018.

>>Ver mais

Didática plurilíngue e mediações culturais: levar em consideração a herança cultural dos estudantes para construir uma sociedade inclusiva e plural.

O simpósio faz parte do eixo 2 do programa de pesquisa Amicaé. "Análise de mediações inovadoras de cultura e arte para uma Europa".aberto "(RFI Alliance Europa).

O objetivo do componente educacional deste eixo é observar, experimentar, apoiar e analisar práticas inovadoras em sala de aula, levando em conta a diversidade linguística e cultural dos alunos.

Início das inscrições:  21 de janeiro de 2019

Data da conferência em Le Mans: 28 a 29 de março de 2019

>>Ver mais

I Congresso Nacional de Investigação Científica em Oncologia Psicossocial (ICOP).
Pretende proporcionar um momento de partilha de conhecimento científico, de âmbito nacional, focado na adaptação psicossocial e reabilitação na doença oncológica.

Inscrições: abertas.

O evento ocorrerá: entre 14 e 15 de março de 2019.

>>Ver mais
International Community of Technology, Science and Society. This international congress is a place for the formal exchange of best practices and ideas, and welcomes young researchers, postdocs, and graduate students, as well as leading scholars.

Data do evento: 10 a 11 de janeiro de 2019.
Local: Universidade NOVA de Lisboa
Envio de propostas: Até 26 de novembro de 2018.

>>Ver mais
Agência Nacional de Inovação

Abre candidaturas a propriedade industrial, projetos individuais que visam a proteção de direitos de Propriedade Industrial nas seguintes tipologias:

Proteção da propriedade intelectual e industrial– Para Empresas;

Proteção de direitos de propriedade intelectual– Para Entidades não Empresariais do Sistema de I&I.

Candidaturas: Até 31 de dezembro de 2018.

>>Ver mais

Abre inscrições para submissão de Projetos com a abordagem: “Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública” para apoiar pesquisas aplicadas que apontem recomendações para a superação dos desafios do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Os projetos devem ser elaborados coletivamente por pesquisador doutor com escola(s) pública(s) e/ou equipe técnica de rede(s) de ensino. Organizações da Sociedade Civil, que atuam no campo da educação, também podem participar, desde que em parceria com os atores citados anteriormente.

 

Modalidades de Pesquisa:

  • Elaboração de diagnóstico e produção de agenda de recomendações;

  • Sistematização e avaliação de projeto ou programa já implementado ou em implementação;

  • Implementação de um projeto bem-sucedido em outras escolas ou redes de ensino.

Inscrições: Até 09 de dezembro de 2018

>>Ver mais

Parabenizamos a Professora Eliane Utrabo Camacho por ter sido aprovada, na dissertação de seu Mestrado em Ciências Contábeis, Área de Concentração: Controladoria e Contabilidade, pelo Centro Universitário - FECAP  apresentando o tema: “Compreensibilidade das contas públicas: uma análise a partir do entendimento dos usuários da informação” ocorrida no dia 31 de agosto de 2018.

>>Ver mais
A professora Dra. Lucienne Dorneles participou do XI Congresso Internacional de Teoria Crítica realizado na UNESP de Araraquara-SP, apresentando um trabalho na modalidade de “Comunicação” com o título: IDADE MÍDIA: ALIENAÇÃO DA PERCEPÇÃO. O evento ocorreu entre os dias 01 a 05 de outubro de 2018.

>>Ver mais
Os professores Dr. Edson Magalhães  Nunes Junior e Me. Lucas Alamino Iglesias Martins participaram do VIII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos, organizado pela Universidade de São Paulo (USP), onde apresentaram alguns trabalhos como autor e coautor, em parceria com alguns alunos. O evento ocorreu entre os dias 3 a 5 de outubro de 2018.

>>Ver mais
Parte dos nossos docentes participaram do 3° Simpósio de Pesquisa do Unasp onde também celebraram a 3ª Academia de Pesquisadores da instituição, o evento foi promovido pelos Mestrados 
Profissionais de Saúde e Educação do Unasp, da Editora Unaspress e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex) do Unasp. O simpósio ocorreu no dia 22 de Outubro de 2018.

>>Ver mais
A professora Ma. Janaina Silva Xavier, Ministrou a palestra “Patrimônio Cultural: Por que preservar? Como preservar?”, no evento Café com História, promovido pela Casa da Memória de Artur Nogueira, no dia 24 de outubro de 2018.

>>Ver mais
 
A professora Ma. Michely Vargas Delpupo  participou do Congreso Internacional de Derecho Civil, 8º Centenario de la Universidad de Salamanca, apresentando um trabalho com o título: “A paternidade biológica versus paternidade socioafetividade na sociedade brasileira contemporânea”. O evento ocorreu entre os dias 24 a 26 de outubro de 2018. 

>>Ver mais
 
 
 
O professor  Dr. José Geraldo Romanello Bueno participou do Congreso Internacional de Derecho Civil, 8º Centenario de la Universidad de Salamanca, apresentando um trabalho com o título: “A alienação parental e a importância da guarda compartilhada”. O evento ocorreu entre os dias 24 a 26 de outubro de 2018. 

>>Ver mais
 
 
 
Parabenizamos o Professor Lucas da Silva Barboza por ter sido aprovado, na defesa de tese de seu Doutorado, sendo este em Estrutura e Construção Civil pela UFSCar apresentando o tema: “Estudo da aderência entre barras de aço e concretos auto-adensáveis com baixo consumo de cimento” ocorrida  dia 25 de outubro de 2018.

>>Ver mais
 
Aqui você pode conferir os livros que nossos professores lançaram. Saiba mais acessando o link onde encontra-se disponível o lugar para compra.

Comunicação Tecnológica e Desmaterialização da Economia. Este livro lança um olhar diferente sobre as crises financeiras contemporâneas. Ele explora a hipótese de que o crucial nesses acontecimentos não está tanto na capacidade decisória dos agentes do mercado, mas no enraizamento da comunicação em tempo real.

O professor Tales Augusto Queiroz Tomaz é autor do livro.

ed. 1, 2018. ISBN:978-85-4730-986-2.

>>Ver mais

Congreso Internacional de Derecho Civil Octavo Centenario de la Universidad de Salamanca.


A professora Michely V. Delpupo e o professor José Geraldo R.  Bueno tem autoria no livro por meio dos seguintes artigos: “A paternidade biológica versus paternidade socioafetiva na sociedade brasileira contemporânea” e “A alienação parental e a importância da guarda compartilhada”.

Coordenador: Eugenio Llamas Pombo.

págs. 1296-1314 e 1202-1219, 2018. ISBN: 9788491906322.  

>>Ver mais

Como liderar: princípios e procedimentos de liderança e sua aplicação para a igreja. Este livro apresenta princípios e técnicas de liderança e mostra como aplicá-las à igreja. Além da teoria, o livro discute aspectos práticos da liderança eclesiástica, na busca por fornecer uma adequada visão das oportunidades e desafios que aguardam os líderes da igreja.

O professor Emilson dos Reis é autor do livro.

Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2018.

>>Ver mais

Como preparar e apresentar sermões.

Este livro apresenta os aspectos espirituais da pregação e as técnicas que devem ser empregadas em seu preparo e exposição. Destaca o poder da palavra falada, incluindo de oratória.

O professor Emilson Reis é autor do livro.

3. ed, Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2018. ISNB: 978-85-345-2610-4

>>Ver mais

Outubro
Envie suas notícias para a próxima UNASP-EC Academic Newsletter:  ec.dirgraduacao@unasp.edu.br ou diretoria.graduacao@gmail.com

UNASP Engenheiro Coelho
Estrada Mun. Pr. Walter Boger, S/N - Cep 13165-000 / Eng. Coelho – SP

Atendimento: (019) 3858-9000