Copy
Informativo #22 do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia
MARÇO | 2022  

Saiba as novidades das ações do projeto na Amazônia. Caso você tenha dúvidas, entre em contato com o nosso canal institucional de comunicação do ASL Brasil: aslcomunicacaobr@conservation.org  

Não deixe também de se inscrever para receber a newsletter pelo e-mail ou indicar para alguém da sua rede receber o material, clicando aqui.   

Boa leitura!

Equipe do ASL Brasil se reúne em Porto Velho para trabalhar  próximos passos para a região 

© SEDAM

As equipes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da CI-Brasil responsáveis pelo ASL Brasil voaram a Porto Velho (RO) em fevereiro para conhecer o novo secretário de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antônio Lagos. O encontro teve como objetivo acompanhar as próximas atividades do projeto na região e trazer um olhar mais integrado para outras ações estratégicas que o estado já desenvolve. Conversaram com o secretário da Sedam Maurício Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional (CI-Brasil), Sophia Picarelli, diretora de Soluções para o Clima também da CI-Brasil, e Julie Messias, diretora do Departamento de Ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O grupo aproveitou para conhecer Reservas Extrativistas (Resex) apoiadas pela iniciativa, a exemplo das Resex Rio Preto Jacundá,  onde ações de restauração estão sendo desenvolvidas,  bem como o manejo comunitário da castanha-do-Brasil e o Projeto de Carbono Florestal REDD+ na Resex Rio Cautário..

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais:

Equipe do ASL Brasil se reúne em Porto Velho para trabalhar  próximos passos para a região
Emater-RO ganha 15 drones do ASL Brasil para monitoramento da restauração e manejo sustentável 

Ao menos 15 drones foram recebidos pela Emater-RO como parte de uma cooperação entre a autarquia e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM). As aquisições foram realizadas pelo  ASL Brasil, e servirão para monitorar áreas degradadas em processo de recuperação. O projeto também vai entregar veículos e notebooks para a região.   

Os drones e outros instrumentos serão essenciais para expandir a área sob proteção legal e melhorar o manejo das propriedades rurais na recomposição de reserva legal e Áreas de Proteção Permanente (APP).

Ao menos 10 mil agricultores familiares serão beneficiados com projetos de Recuperação de Área Degradada (Pradas) que estão em planejamento, recuperando seus passivos ambientais para estarem de acordo com o Código Florestal.

Leia mais
Fruto de revisão do ASL Brasil, plano de manejo
da APA Lago do Amapá é apresentado a conselho

© Agência de Notícias do Acre

Com a apresentação da versão preliminar do Plano de Gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago do Amapá, no Acre, o conselho da APA Lago do Amapá está a mais um passo de aprovar e implementar um manejo sustentável de diversas atividades na área protegida. Os conselheiros conheceram o documento no último dia 11 de fevereiro, apresentado pela gestora da área, Mirna Caniso.  

O ASL Brasil contratou uma equipe de consultoria para realizar a revisão do plano e ofereceu condições logísticas para a realização de oficinas participativas com a comunidade. Também foram feitas entrevistas chave necessárias ao processo. 

Pelo menos três oficinas participativas aconteceram até o momento para definir o planejamento estratégico da atividade, com base na aplicação do método Rappam para avaliar a efetividade de uma Unidade de Conservação. Os próximos passos do conselho, após a apresentação do plano, é receber o produto final e deliberar sobre a aprovação.  

Envie a sua matéria para aparecer aqui!
Acesse todos os Documentos e Chamadas
Compartilhe Compartilhe
Tweet Tweet
Encaminhe Encaminhe
Páginas sobre o ASL Brasil

Ministério do Meio Ambiente             Conservação Internacional

Quer saber mais? Nos deixe informados.

Alguma sugestão ou crítica para o projeto?
 Fale conosco!

Como você quer receber essa newsletter?
Você pode mudar suas preferências ou se desinscrever.

ícones produzidos por: Freepik/Hotel/Wanicon/Pixel Perfect/Good Ware