Copy
View this email in your browser
Conheça os sucessos internacionais do setor da água 
07 maio 2021
LNEC coordena projeto LIFE Impetus que esteve nomeado para dois Prémios LIFE: LIFE 2021 e o LIFE Citizens' Prize
O projeto LIFE Impetus "Improving current barriers for controlling pharmaceuticals compounds in urban wastewater treatment plants” (2016-2019), coordenado pelo LNEC, é um dos 5 finalistas aos Prémios LIFE 2021, na categoria "Ambiente”, entregues pela Comissão Europeia, e um dos 15 candidatos ao LIFE Citizens' Prize, atribuído pelo público em geral.

Esta nomeação reconhece o elevado potencial de inovação deste projeto, que demonstrou como melhorar o controlo de fármacos no tratamento de águas residuais urbanas, com baixo investimento e energia, e desenvolver adsorventes de elevado desempenho, "à medida” de fármacos-alvo.

Além do LNEC, o projeto teve como parceiros as empresas Águas do Algarve, Águas do Tejo Atlântico, EPAL e EHS Consulting, e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e a Universidade do Algarve.

Aproveite para conhecer melhor os resultados do LIFE Impetus no site do projeto.

24 junho 2021
Baseform aumenta impacto internacional em parceria com a Grundfos
A Baseform desenvolveu um produto para gestão de serviços urbanos de água para a Grundfos, o Grundfos Utility Analytics, que será o seu principal vetor digital.

A Grundfos, líder mundial de bombas de água, distribuirá este produto em territórios incluindo a Europa Ocidental (exceto Portugal e Espanha), contribuindo significativamente para a abrangência e impacto da Baseform a nível global.

28 junho 2021
 Environmental Waves implementa tecnologia em ETAR de Cabo Verde
A Environmental Waves foi selecionada para garantir a qualidade da água de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais em Cabo Verde, com a SonicWaves®, tecnologia com elevada adaptabilidade, reduzida necessidade de manutenção e muito baixo custo de operação.
      
A SonicWaves® é uma tecnologia amiga do ambiente e consegue uma redução até 90% das microalgas existentes e inibe o crescimento de novas microalgas na lagoa de maturação da ETAR. 

Sem qualquer utilização de produtos químicos a SonicWaves® consegue evitar qualquer alteração da qualidade da água provocada pela presença de blooms de microalgas ou cianobactérias.
2 julho 2021
 Águas do Tejo Atlântico, Águas de Portugal e AdP Valor juntas em projeto de reutilização de águas residuais em Cabo Verde


A Águas do Tejo Atlântico, em parceria com a Águas de Portugal e a AdP Valor, vai participar no desenvolvimento de um projeto de piloto de economia circular para reutilização de água e valorização de lamas na agricultura, na ilha de Santiago.
Segundo as autoridades cabo-verdianas, o projeto contribuirá para o aumento de disponibilidades de água no setor agrícola e permitirá delinear e testar um modelo que poderá ser replicado nas outras ilhas.

A iniciativa surge no âmbito do protocolo de cooperação ambiental, assinado pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal João Pedro Matos Fernandes e pelo Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, a 25 de junho, que envolve investimentos em oito projetos com o objetivo de reforçar a sustentabilidade ambiental do arquipélago para os próximos quatro anos.
22 julho 2021
 Águas de Portugal assina dois contratos em Angola
A AdP Internacional, empresa do Grupo AdP que opera nos mercados internacionais, e o Ministério de Energia e Águas da República de Angola assinam dois contratos que irão permitir melhorar os serviços de abastecimento de água e de saneamento beneficiando cerca de 2,5 milhões de pessoas.
 

O financiamento total dos contratos é de 10,5 milhões de dólares que é assegurado pelo Banco Mundial e pelo Banco Europeu de Investimento.

O projeto para a província de Huíla tem uma duração de quatro anos, e envolve a assistência técnica à Empresa de Água e Saneamento da Huíla (EASH), visando capacitar a empresa nas áreas técnica, financeira e comercial com o objetivo de atingir as metas de desempenho estabelecidas e a continuidade e qualidade do abastecimento de água à população dos seis municípios sob sua responsabilidade.

O contrato de assistência técnica às três cidades capitais de província – Luena, Dundo e Namibe – tem uma duração de três anos, tendo como principal objetivo apoiar o Ministério de Energia e Águas da República de Angola na implementação do respetivo projeto de financiamento, nomeadamente na monitorização e gestão do contrato, na gestão financeira dos projetos e na gestão ambiental e social dos projetos.

Quer ver o seu sucesso publicado no boletim PPA ? CLIQUE AQUI!
Conheça os projetos portugueses no mundo
Visite a Plataforma Portuguesa da Água, pensada para apresentar os projetos portugueses no 8.º Fórum Mundial da Água, que decorreu em 2018, em Brasília. A plataforma continua a ser usada e ainda pode incluir os projetos da sua entidade.  
Conhece as atividades da PPA ?
LinkedIn LinkedIn
Website Website
Copyright © 2022 Sem fins lucrativos, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp