Copy

2 de abril

Olha a gente aqui de novo na sua caixa de email para trazer mais uma dose semanal de curiosidades interessantes para você! E vamos começar por um assunto bem importante. A data de hoje, 2 de abril, marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. E por que é importante falar sobre isso? Porque o autismo é uma condição que a própria Ciência está trabalhando para compreender por completo ainda, sem falar que existem muitas crenças equivocadas e mitos relacionados com ela.

Mas existem muitas coisas que nós já sabemos sobre o autismo, como o fato de ele ser cinco vezes mais comum em meninos do que em meninas e de a anatomia cerebral de uma pessoa com a condição não ser diferente da de alguém que não é autista. Ademais, a estimativa é de que existam quase 22 milhões de pessoas diagnosticadas com algum transtorno do espectro autista no mundo.

Segundo os especialistas, às vezes, as pessoas que convivem com a condição ficam quietas por longos períodos porque sentem muitas coisas ao mesmo tempo e precisam de um tempinho para lidar com tudo. Mas o mito mais prevalente é o de que as vacinas seriam responsáveis por desencadear o autismo na infância — o que não é verdade!
  • Curiosidade rápida
    Sabia que existe uma porção de gente famosa que foi diagnosticada com ou que provavelmente sofria com algum transtorno do espectro autista? Olhe uma listinha: Tim Burton, Dan Aykroyd, Andy Warhol, Daryl Hannah, Stanley Kubrick, Albert Einstein, Charles Darwin, Nikola Tesla, Isaac Newton, Satoshi Tajiri, Michelangelo, Steve Jobs e Bill Gates.
Então, galera, vamos deixar o preconceito de lado, conhecer melhor o transtorno e distribuir amor e respeito àqueles que convivem com o autismo ou com pessoas autistas.
Estamos em 2018 ou em 1721?
Dia 2 de abril também marca o aniversário de Carlos Magno, o primeiro imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Bem, isso se uma teoria maluca proposta pelo historiador alemão Heribert Illig não estiver certa. É que esse cara acredita que Oto III, também do Sacro Império Romano-Germânico, Constantino VII, Imperador Bizantino, e o Papa Silvestre III fizeram umas tramoias para mudar o calendário de forma que o reinado de Oto pudesse ser iniciado no ano 1000 — em vez de no ano de 996. Por quê?

Segundo Heribert, Oto, Constantino e o Papa achavam que “1000” soava muito mais imponente e bonitão do que “996”. Então, para pôr o plano em andamento, o trio teria adulterado documentos da época, fabricado uma série de acontecimentos que nunca existiu e inventado pessoas de mentirinha. Pois Carlos Magno, segundo o alemão, não teria passado de uma lenda que foi “produzida” pelo trio, juntamente com 297 anos de história. Aliás, para Heribert, nós estaríamos em pleno ano de 1721, em vez de em 2018!
 
Tudo culpa dos Illuminati
E já que estamos no assunto de teorias malucas, quarta-feira, dia 4 de abril, será o dia em que o assassinato de Martin Luther King Jr. completará 50 anos. Sabia que existe um pessoal que jura de pés juntos que, em vez de ser assassinado por James Earl Ray, o ativista teria sido morto pelos Illuminati?
  • Curiosidade rápida
    Aliás, segundo os teóricos da conspiração, o que não falta por aí são famosos que foram para as cucuias por se meterem com os integrantes da famosa organização! Michael Jackson, Kurt Cobain, John Lennon, Bob Marley, Princesa Diana, Bruce Lee, John F. Kennedy, Elvis Presley e Marilyn Monroe são apenas algumas das pessoas que supostamente estavam na caderneta dos Illuminati.
Mais um pouquinho de Páscoa
Mas, chega de viagem e vamos para outra... viagem! Quinta-feira, dia 5, marca o dia em que o explorador holandês Jakob Roggeveen “descobriu” a Ilha de Páscoa, no ano 1722. Lar dos intrigantes moais, a ilha fica a 3,7 mil quilômetros da costa do Chile, na Polinésia Oriental, e está entre os lugares mais isolados da Terra. Esse local era habitado pelos Rapa Nui, uma civilização — de origem polinésia — que chegou até lá entre 300 e 1200 d.C., mas que desapareceu misteriosamente. Estariam os Illuminati por trás disso também?
Benzadeus
E falando em mistérios, sábado, dia 7 de abril, marca o aniversário de São Francisco Xavier, o missionário que ajudou a fundar a Companhia de Jesus, em 1534. E o que isso tem de misterioso? O aniversário e a fundação da organização evangelizadora, nada. No entanto, o religioso — que nasceu em 1506, na Espanha — morreu na China em 1552; um ano depois, foram exumar seu corpo para despachar o padre para a Malásia e descobriram que ele estava inteirinho!

Voltaram a enterrar o homem, desta vez com cal, para ver se conseguiam acelerar a decomposição, mas, depois de alguns meses, desenterraram o padre e lá estava ele, intacto. Rolou mais uma tentativa de incentivar o corpo de São Francisco Xavier a “voltar ao pó” — só que, como não deu certo, por fim, em 1637, mandaram o religioso a Goa, na Índia, que era onde ele queria que seus ossos fossem sepultados. Ele foi colocado em exposição em uma urna de vidro e prata e está meio caidinho, para falar a verdade. Mas o padre é apenas um de vários santos incorruptos, um seleto time de pessoas que foram canonizadas ou beatificadas, mas que, misteriosamente, não se decompõem.
  • Curiosidade rápida
    Entre esse pessoal, temos Santa Bernadete de Lourdes, Santa Paula Frassinetti, Santa Catarina de Bolonha, Santa Cecília, São Silvano, Santa Rita de Cássia, Sór María de Jesús, Santa Catarina de Labouré e Padre Pio.
Picasso "de Bragança e Bourbon"
Como falamos em espanhóis e em morte, para não fugir do tema fúnebre, terminamos nossa dose de curiosidades semanais com Pablo Picasso, um dos artistas mais ilustres e reconhecidos do mundo — que faleceu no dia 8 de abril de 1973, na França, portanto domingo sua morte completará 45 anos.
  • Curiosidades rápidas
    Sabia que a primeira palavra que ele aprendeu foi “lápis”, que durante os ataques de 11 de setembro nos EUA, cerca de US$ 100 milhões em obras de arte, incluindo trabalhos de Picasso, foram destruídos, e que o nome completo do espanhol era Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso?
Agora, o que não pode morrer é a nossa newsletter, né? Então, convide os seus amigos para se inscreverem! Se alguém encaminhou este email para você, tá esperando o quê para entrar para a nossa turma de Mega Curiosos?

Tem alguma sugestão, crítica ou comentário? Mande uma mensagem para gente! Nossa redação lê tudinho e adora quando os leitores entram em contato. Escreva aí!
Siga o Mega Curioso!
Uma mensagem do Mega: toda segunda-feira, nós mandamos as melhores histórias para você sempre ter assunto naquela rodinha de amigos, na faculdade, na mesa do bar ou no almoço de domingo.

Copyright © 2018 Mega Curioso, Todos os direitos reservados
Você está recebendo esta newsletter porque se interessa por curiosidade, porque se inscreveu no site do Mega Curioso ou porque o destino quis nos unir.

Endereço de correspondência:
Mega Curioso
Rua Pasteur, 463 - Sobreloja/NZN - Batel
Curitiba, Paraná - 80250-080
Brasil
 
Quer mudar a frequência que você recebe estes e-mails?






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
NZN · Avenida Paulista 171, 4o andar · São Paulo, SP 01311-904 · Brazil